A revitalização da Praça Cidade das Flores completou três anos nesta quarta-feira (16). O prefeito Rodrigo Ashiuchi reinaugurou o espaço após promover uma série de melhorias, devolvendo a beleza e magnitude de um projeto que se tornou referência no Alto Tietê e foi reconhecido em âmbito mundial. Atualmente, é um dos principais pontos turísticos de Suzano, com opções de lazer, academia ao ar livre, rede de wi-fi gratuita e ainda um monumento “instagramável” que manifesta ao amor pelo município.
A praça Cidade das Flores foi idealizada há 14 anos, em um espaço de chão de terra anexo à prefeitura. O projeto, assinado pelos arquitetos Marcos Boldarini e Márcia Halluli Menneh, surgiu com a ideia de Paço Municipal, interligando os Três Poderes na localidade: Executivo, Legislativo e Judiciário. Em agosto de 2018, após a assinatura de um Termo de Compromisso com a empresa Integra Desenvolvimento Urbano Ltda., a mesma foi responsável por custear a primeira revitalização do local, ou seja, não gerou custos à municipalidade.
A obra envolveu a requalificação dos espelhos d’água, rearborização, melhorias na iluminação e manutenções hidráulicas, inclusive com a colocação de novas bombas para as fontes e trabalhos de impermeabilização. Para a reinauguração, também foi instalado o painel “Amo Suzano”, por meio da doação da empresa Suzano S.A., enquanto a rede de wi-fi do projeto “Conecta Suzano” foi disponibilizada gratuitamente pela companhia Iveloz Telecom.
Conforme explica o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, o novo projeto de revitalização seguiu de acordo com a teoria da “Gentileza Urbana”, na qual oferece uma estrutura acolhedora e que propicie encontros familiares e entre amigos. “A praça recebe centenas de pessoas diariamente, seja para descanso, atividades físicas ou até mesmo como ponto estratégico de encontro e caminho para outros destinos. Essa adesão e receptividade da população nos mostra o quanto este projeto foi certeiro para atender as necessidades da região”, disse.
Com amplo espaço arborizado, a praça recebe ações de zeladoria constantemente e ainda oferece um ambiente seguro de conforto e lazer que atrai pessoas de toda a região. “É gratificante ver que mesmo após três anos, o espaço continua intacto, pois a população também zela e divulga o ponto turístico para outras pessoas. Isso é o resultado que queríamos com a revitalização, devolver a autoestima e o orgulho em ser suzanense. Acredito que a praça é um símbolo das qualidades da cidade e esperamos mantê-la assim por muitos anos”, afirmou Ashiuchi.
A Praça Cidade das Flores está localizada na esquina da avenida Paulo Portela com a rua Baruel e é um dos pontos turísticos mais fotografados pelos suzanenses e visitantes. Além dela, a cidade também conta com o Casarão da Memória (rua Campos Salles, 547 – Centro), o Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70 – Centro), o Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), o Viveiro Municipal Tomoe Uemura (avenida Senador Roberto Simonsen, 340 – Jardim Imperador); e outras praças como a do Sol Nascente (rua Baruel com a rodovia Índio Tibiriçá – Vila Sol Nascente) e a Ernestina Maria de Jesus Bianchi, mais conhecida como a “Igreja do Baruel” (rodovia Índio Tibiriçá, s/n, km 60 – Baruel). Todas as opções são gratuitas e abertas ao público.