quinta 28 de novembro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/11/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Educação

Cidades monitoram evasão escolar durante a pandemia

Municípios elaboraram estratégias para oferecer aulas ou conteúdos pedagógicos para os estudantes de forma online

14 agosto 2021 - 23h58Por Lucas Lima - da Região
Levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) aponta que, em 2020, as cidades do Alto Tietê monitoraram a evasão escolar durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Itaquaquecetuba registrou o maior percentual de evasão, sendo de 9%. Além disso, os municípios elaboraram estratégias para oferecer aulas ou conteúdos pedagógicos para os estudantes de forma online.
 
De acordo com o levantamento, Suzano é uma das cidades que mais elaborou ações para combater a evasão escolar, que foi de 0,53%. A pesquisa aponta que a cidade ofereceu aulas ou conteúdos pedagógicos de forma online, realizou busca ativa escolar em 2020, fez o controle se houve a realização de atividades online pelos alunos, promoveu formação dos profissionais de ensino para realizar atividades à distância com os estudantes, planejou avaliação diagnóstica do nível de aprendizado quando da retomada das aulas, além de planejar a reposição de conteúdo para a retomada presencial.
 
As mesmas iniciativas foram tomadas por Itaquá. Contudo, a cidade teve 9% de evasão escolar.
 
Em situação oposta está Ferraz de Vasconcelos. O relatório descarta que houve evasão escolar durante a pandemia na cidade. Outra diferença em comparação com Suzano, o município não se planejou para realizar reposição de conteúdo, segundo o levantamento.
 
Poá, por outro lado, registrou 0.09% de evasão escolar. De acordo com o TCE, a cidade também elaborou estratégias para oferecer aulas ou conteúdos pedagógicos de forma online. No entanto, não houve alternativa às aulas presenciais. Igual a Ferraz, Poá também não se planejou para realizar reposição de conteúdo na retomada presencial.
 
Em Mogi das Cruzes, o TCE informou que conforme levantamento realizado pela Supervisão de Ensino da Secretaria de Educação, junto às escolas municipais de ensino Fundamental, 218 alunos não foram localizados, isso corresponde a 0,7% dos alunos matriculados nas escolas municipais. O relatório mostra que o controle é feito pelas equipes gestoras e acompanhado pelo supervisor de ensino de cada unidade escolar. Assim como as outras cidades, Mogi também adotou estratégias para oferecer aulas online aos alunos da rede municipal.
 
O TCE ainda divulgou que Arujá registrou 0,4 de evasão escolar.
 
Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis e Santa Isabel também monitoraram a evasão escolar e ofereceram aulas. No entanto, os números não foram divulgados pelo TCE.