Um córrego que, indevidamente, recebe esgoto de casas próximas, e um encanamento entupido preocupam moradores do Jardim Saúde, no Casa Branca. O problema fica localizado na Rua Sebastião Elias de Carvalho, próxima ao campo de futebol do Esporte Clube São José, escolhinha de futebol do bairro.
De acordo com os moradores, o córrego transborda quando chove, alagando a rua e inundando casas próximas, uma vez que as bocas de lobos se encontram entupidas e os encanamentos de esgoto das casas também, dificultando o escôo da água. Outro problema relato por eles é o mau cheiro do local e os insetos e ratos que frequentemente aparecem.
Segundo o aposentado Liberato Ribeiro da Costa, de 65 anos, o campo de futebol, que fica ao lado do córrego, alaga quando o mesmo transborda. Além disso, Costa conta que o problema persiste há algum tempo no bairro. Ele espera uma solução. "É complicado quando chove aqui, porque alaga tudo e acaba entrando água de esgoto nas casas", conta.
"Aqui quando chove é um terror. Alaga tudo, essa rua fica parecendo um rio", relata a dona de casa Tais Amâncio, de 31 anos.
A dona de casa Fernanda Aparecida, de 35 anos, teme pela água parada que fica no local quando chove. Segundo ela, a proliferação do mosquito da dengue é preocupante, já que muitas crianças residem no local. "Quando chove a gente tem que andar no meio da água suja para buscar as crianças na escola, é difícil", conta.
A dona de casa, Cleusa Mendes Barbosa, de 47 anos, se queixa do encanamento de esgoto entupido. Segundo ela, quando chove, além da sua casa alagar na parte da frente, o esgoto tende a voltar pelo ralo da cozinha. "A Sabesp veio aqui, mas continua tudo entupido", relata. "Além disso, o córrego é outro problema, mesmo a prefeitura limpando os bueiros das águas pluviais, ele continua transbordando". A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou, por meio de nota que o alagamento causado pelo transbordamento do córrego não tem relação com suas redes de esgoto. Segundo a empresa, suas redes de esgoto operam normalmente. "A ocorrência está relacionada à drenagem e galeria de águas pluviais, cuja responsabilidade é do município".
A Prefeitura de Suzano informou por meio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos que está monitorando a situação. "Uma equipe esteve no local na semana passada e constatou que as linhas de tubulação estão obstruídas. A limpeza no tronco principal foi feita, mas foi preciso retirar uma parte da tubulação”, garante.