A Paróquia São Sebastião, a Matriz de Suzano, espera 4 mil fiéis durante as missas especiais de Natal. As cerimônias, que acontecerão duas vezes por dia, vão iniciar a partir desta quinta-feira (16), quando se começa a novena. As outras paróquias da cidade também definiram o cronograma.
As missas especiais de Natal na Matriz vão ocorrer, de quinta-feira (16) até 23 de dezembro, em dois horários. A primeira será às 12 horas e a segunda a partir das 19 horas. De acordo com o padre Cláudio Taciano da Silva Querino, o maior número de fiéis é esperado nas cerimônias do meio-dia. “Por incrível que pareça, após a pandemia do coronavírus (Covid-19), as primeiras missas estão enchendo mais em comparação com as realizadas à noite”, comenta.
Na véspera do Natal, no dia 24, a Matriz terá duas cerimônias seguidas. Sendo a primeira às 18 horas e a última às 19h30. Já no dia natalino, o padre celebrará uma missa às 10 horas e outra às 19 horas.
O padre Cláudio Taciano reforçou a mensagem do Natal e disse que o momento é de agradecer. “O Natal em si traz um sentimento de família, fraternidade e encontros. Foram dois anos bastante difíceis para nós. Apesar da nova variante Ômicron, ao considerar 2020 e 2021, pelo menos agora conseguimos respirar um pouco. Pedir a Deus um ano melhor, mais tranquilo. Ainda que não tenha grandes aglomerações, será mais tranquilo do que passamos nos últimos anos”, ressaltou.
Os protocolos de saúde contra a Covid-19 seguem sendo obrigatórios para entrar na missa: uso de máscara e de álcool em gel.
Paróquias
As paróquias de Suzano também definiram o cronograma de missas para o Natal.
Na Paróquia Nossa Senhora Mãe do Redentor, localizada na Vila Amorim, a missa ocorrerá às 19h30 na véspera do Natal.
Já a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Jardim Cacique, terá uma missa na véspera de Natal, às 20 horas, e uma missa no dia 25, às 19 horas. O pároco Lázaro Aparecido de Sales disse que são esperados 300 fiéis nos dois dias de celebração. Ele ainda destacou que a paróquia realiza uma ação beneficente. “Já começamos a doação de cestas básicas para famílias carentes. A expectativa é entregar 150, para que possam ter um bom Natal”, concluiu.
Bispo
O bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, vai celebrar uma missa na véspera de Natal, às 20 horas, na Catedral de Sant’Ana




Igreja Matriz vai realizar missas para celebrar Natal - (Foto: Regiane Bento/DS)




