A Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos removeu 2.238 toneladas de detritos de rios e outros corpos d’água durante o ano de 2022. O balanço com os números da pasta foram divulgados nesta quinta-feira (15/12) e incluem todas as ações coordenadas desde janeiro, incluindo também reparos nas galerias de captação de águas pluviais, pavimentação, limpeza de valas e zeladoria urbana.
Com foco na desobstrução dos corpos d'água e da rede de drenagem, uma série de intervenções foi realizada para que no período de chuvas mais intensas seja possível evitar alagamentos e outras intercorrências pela cidade. Durante o ano, 212 quilômetros de valas e rios foram limpos, com uma média de 203 toneladas de dejetos recolhidos por mês.
Ainda segundo o levantamento, foram contabilizadas 340 toneladas de resíduos removidos de 3.035 bueiros, 493 tampas de bueiro trocadas e 146 guias-chapéus substituídas. Junto a essas foram feitos trabalhos em 1.064 metros de galerias subterrâneas, tornando o serviço completo para limpeza da rede destinada à captação de água da chuva.
A Secretaria de Manutenção também executou 12.619 reparos na iluminação pública, compreendendo troca de bulbos, substituição de reatores e consertos na fiação e nos postes, com uma média de 1.147 demandas atendidas por mês via aplicativo “Ilumina Suzano”, pelo qual o munícipe pode requisitar uma visita por parte da pasta em caso de dano ou mal funcionamento, sendo realizada em até 72 horas. O mês de maior atividade foi março, com 1,4 mil registros.
Outras ações realizadas ao longo do ano incluem a supressão de 528 árvores e 1.334 trabalhos de poda, o nivelamento de 148 quilômetros de vias de terra e cascalho, 2.469 serviços de limpeza em espaços públicos, como praças e ruas, e execução de 9.521 abastecimentos em caixas d’água comunitárias.
De acordo com o secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, o trabalho feito ao longo do ano implica em melhorias diretas ao povo suzanense e a meta é seguir progredindo.