sexta 18 de abril de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 17/04/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
PI 1102 PREFEITURA DE SUZANO
Cidades

Ministério garante remédios gratuitos em mais de 100 farmácias no Alto Tietê

Em Mogi das Cruzes são mais de 50 farmácias. Programa contempla medicamentos para hipertensão, diabetes, etc

13 abril 2025 - 08h00Por Laura Barcelos - da Reportagem Local

A região conta com 104 farmácias credenciadas no Farmácia Popular, programa do Governo Federal que visa complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na atenção primária à saúde, por meio de parceria com farmácias da rede privada. 

Segundo o Ministério da Saúde, a partir de fevereiro de 2025, o Programa passou a disponibilizar gratuitamente 100% dos medicamentos e insumos do seu elenco à população.

O programa contempla medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, osteoporose, dislipidemia (colesterol alto), rinite, doença de Parkinson, glaucoma, diabetes mellitus associada a doenças cardiovasculares e anticoncepção. 
 

Fraldas

Além disso, oferece fraldas geriátricas para pessoas com incontinência e absorventes higiênicos para beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual. O Ministério da Saúde explica que, para aquisição dos medicamentos ou fraldas geriátricas pelo programa, o paciente deve comparecer a um estabelecimento credenciado com documento oficial com foto e CPF e receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares.

Já para as fraldas, o paciente deve ter 60 anos ou mais ou ser pessoa com deficiência, e deverá apresentar prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso de fralda geriátrica.
 

Alto Tietê

Mogi das Cruzes é o município com mais unidades, são 51 farmácias da rede privada credenciadas; em seguida vem Itaquaquecetuba, com 16 unidades; a terceira do ranking é Suzano, com 13; Poá tem seis; Ferraz de Vasconcelos e Guararema tem quatro cada; em Arujá e Biritiba Mirim são três em cada; por fim, Santa Isabel e Salesópolis tem duas.