sábado 07 de setembro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 07/09/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Finados

Na véspera de Finados, cemitérios de Suzano têm movimento intenso

Compromissos no feriado e a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) fizeram visitantes anteciparem homenagens

01 novembro 2021 - 15h36Por Thiago Caetano - de Suzano

Os dois cemitérios municipais de Suzano tiveram movimento intenso de visitantes nesta segunda-feira (1), véspera do Dia de Finados. Compromissos no feriado e a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) fizeram os visitantes anteciparem as homenagens.

Parte da Rua Cássia Francisco, onde fica o Cemitério São Sebastião, na região central de Suzano, foi interditada. A circulação de visitantes era intensa. No local, também havia barracas de flores. Já no Cemitério do Raffo, o movimento foi menor. Também havia floristas concentrados em frente ao cemitério, localizado no Parque Alvorada.   

O guarda civil Wilson Batista foi um deles. É costume de Batista prestar sua homenagem na véspera. “É uma tradição. No feriado costuma vir muitas pessoas. Estamos em meio a uma pandemia e ainda pode chover. Por isso decidi antecipar”, disse.

O compromisso no feriado fez com que Regina Messias Ferreira antecipasse a visita. Ela foi ao local homenagear mãe e irmã. “Estarei ocupada e por isso resolvi vir antes. É necessário vir e agradecer pelo tempo que a minha mãe e irmã viveram comigo”, pontuou.

A técnica judiciária Dina Mara da Silva mora em São Paulo e veio prestar homenagens aos familiares sepultados em Suzano. “Evito pegar trânsito. Além disso, estamos enfrentando uma pandemia. Apesar da melhora, precisa ter cuidado”, afirmou.

Ela também reserva um tempo para realizar a visita em outras ocasiões.“Tenho esse hábito de visitar também nos aniversários e em outras datas”, complementa.

Para o aposentado Antonio Carlos de Regina a visita virou tradição da família. “Todo ano estou aqui. Às vezes visito aos domingos também. É importante fazer essa homenagem para manter a memória dos familiares viva”.

A data também é importante para os floristas. O movimento na véspera trouxe ânimo para Hideo Kono, que trabalha no ramo há mais de 40 anos. “Ano passado não tivemos o comércio de flores. Esse movimento na véspera foi muito bom, mas no feriado é natural que apareça mais visitantes”, disse o florista.

Mesma expectativa de Vera Lúcia Bazilio da Silva. “No dia 2 costuma encher mais. No ano passado tivemos uma queda de 60%. Com a pandemia mais controlada, espero que os visitantes retornem”, finalizou.

O Cemitério São Sebastião possui, aproximadamente, 6,2 mil sepulturas, enquanto o São João Batista conta com 11,5 mil, em média. As duas unidades receberam 40 mil visitantes nos últimos anos. Neste ano, segundo estimativa da Secretaria de Administração, o número deve ser menor. 

Deixe seu Comentário

Leia Também