sexta 18 de outubro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 17/10/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Obras de desassoreamento do Rio Tietê chegam a 29% de conclusão

Trabalhos realizados pelo DAEE já removeram mais de 80 mil metros cúbicos de sedimentos no trecho de Suzano

17 outubro 2024 - 17h37Por Da Reportagem Local

As obras de desassoreamento realizadas no Lote 4B do Rio Tietê alcançaram 29,32% de conclusão nesta semana. Os trabalhos, realizados no curso d’água pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), compreendem o limite dos municípios de Itaquaquecetuba e Poá com a foz do ribeirão Taiaçupeba-Mirim, que fica em Suzano. De acordo com a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, 81.140 metros cúbicos (m³) de sedimentos já haviam sido removidos no trecho. Até meados de 2026, as ações deverão retirar um total de 315 mil m³.

O contrato realizado com a autarquia estadual prevê serviços de limpeza, desobstrução e desassoreamento em uma extensão aproximada de 14.900 metros. As obras foram iniciadas em 29 de dezembro de 2023 e têm previsão de 30 meses até a conclusão. Há duas barcaças e duas plataformas operando no perímetro que corta Suzano. O equipamento embarcado está retirando sedimentos do fundo do rio, carregando na barcaça e, posteriormente, descarregando na margem, de onde são levados para a destinação final. O segundo conjunto foi implantado no mês de maio para acelerar os trabalhos.

Os serviços têm como objetivo reduzir os riscos de transbordamentos na cidade, principalmente nas regiões mais baixas e nos bairros que margeiam esse curso d’água. O Tietê cumpre papel fundamental no escoamento da água das chuvas, uma vez que ele recebe esse volume de outros afluentes, como os rios Jaguari e Guaió, e o direciona para o interior do Estado. Os serviços de desassoreamento têm como objetivo remover areia, lodo e outros sedimentos do fundo do rio, ampliando sua profundidade e, consequentemente, a capacidade de receber mais água.

O secretário Samuel Oliveira pontuou que os trabalhos estão em ritmo acelerado e que o percentual alcançado já ajuda a evitar grandes enchentes no município. “O DAEE avançou bastante durante o período de estiagem justamente para alcançar uma condição mais confortável neste momento. Estamos nos aproximando do período de chuvas e sabemos que o risco de grandes alagamentos diminui bastante com esse serviço”, destacou ele.

A pasta também tem atuado fortemente para prevenir o município das fortes chuvas. Ao longo de todo o ano as equipes de zeladoria mantêm um intenso trabalho de limpeza nos quatro cantos da cidade. Os serviços incluem desobstrução de bueiros, coleta de resíduos descartados irregularmente, além de roçagem, capinação, varrição e pintura de guias, tendo alcançado nos últimos três meses mais de 20 bairros de todas as regiões do município.