O Plano Diretor de Suzano ganhou destaque em três cidades paulistas nesta segunda quinzena de novembro. Isso porque a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano repercutiu as características e perspectivas do instrumento em dois eventos promovidos pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), tanto na capital como em São José dos Campos, e também num encontro realizado em Arujá, que discutiu o plano diretor local com o chefe da pasta, Elvis Vieira.
Na capital, a equipe formada pela diretora de Planejamento Territorial de Suzano, Eliene Coelho, e as arquitetas Lívia Ribeiro, Camila Girotto e Consuelo Gallego, participou, no dia 17 (sexta-feira), na sede do CAU, no centro da cidade, do “III Ciclo de Debates sobre Política Urbana, Ambiental e Territorial – 2023”, que discutiu o tema “Cidades em risco e a Agenda Urbana e Ambiental: Desafios para atuação dos arquitetos e urbanistas”. As representantes suzanenses apresentaram o sistema de planejamento que Suzano desenvolveu desde 2017, começando pelo Plano Diretor e demais leis complementares, além dos outros dispositivos que foram trabalhados ao longo desses anos e o impacto deles para a resiliência das cidades, atendimento à agenda 2030 de sustentabilidade e o controle de riscos.
As mesmas profissionais estiveram no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, na última quinta-feira (23/11), para participar do evento "Tecnologia e inovação no campo da Arquitetura e Urbanismo – desafios e oportunidades", onde foram apresentadas as inovações que a secretaria tem desenvolvido no campo da gestão urbana, incluindo o portal de georreferenciamento de informações GeoSuzano (www.geosuzano.com.br/ ) e também a Licença para Edificar Automatizada (Leda), que visa à emissão de alvarás de maneira automática.
Estes temas também compuseram a apresentação do secretário Elvis Vieira, em Arujá, na última terça-feira (28/11), num evento realizado pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Arujá (AEAAR), na sede da Câmara local, que teve o objetivo de contribuir com as diretrizes do plano diretor local.
Eliene destacou as razões pelas quais Suzano vem sendo lembrada neste tipo de evento. “Os convites foram feitos porque o município tem tido muita visibilidade com os avanços no campo da gestão do planejamento territorial. Os encontros foram muito positivos por conta da possibilidade de trocar experiências que contribuam com a qualidade da gestão pública, o que é fundamental para o desenvolvimento local e regional” afirmou a diretora.
Já o secretário Elvis afirmou que Suzano tem avançado de forma contínua nos últimos anos e que a cidade está se preparando para seguir se transformando. “Nossos desafios agora são o de estruturar a secretaria para garantir que os avanços alcançados não retrocedam e que possamos avançar ainda mais. Os municípios têm desafios muito importantes relacionados às transformações sociais e ambientais, no que se refere principalmente às mudanças climáticas, e por isso precisamos preparar o município para dar outros saltos de qualidade”, concluiu o chefe da pasta.