Os postos de combustíveis de Suzano já estão se adequando para implantar novos painéis de preços de gasolina, álcool e diesel. Na última quinta-feira (25) passou a valer a obrigatoriedade da divulgação detalhada dos preços de cada opção nas bombas. O decreto batizado pelo presidente Jair Bolsonaro tem como objetivo dar maior transparência dos valores aos consumidores.
No posto em que o frentista Matheus Oliveira, 23, trabalha, localizado na Rua Guilherme Garijo, no Jardim Santa Inês, o painel já chegou e será instalado nos próximos dias. O frentista avalia que a medida é positiva para a transparência dos valores.
“O painel chegou hoje para colocarmos as informações. Acho que é uma boa medida porque é importante que o consumidor tenha noção de cada imposto que está pagando e porque está pagando. Foi uma boa”, disse Matheus.
Já no posto de combustível em que trabalha Paulo Eduardo, 27, a dúvida é se os condutores vão entender as informações do painel, já que terá mais números e dados.
“Já temos o painel, só falta adicionar as informações que precisam ter”, frisou.
De acordo com a norma, o painel deverá conter informações como: o preço real, de forma destacada; o preço promocional, vinculado ao uso do aplicativo de fidelização e o valor do desconto; o preço de referência para o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – o ICMS.
Além disso, deverá conter o valor da Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público – Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins.
De acordo com o gerente de um posto localizado na Rodovia Índio Tibiriçá, no Raffo, Ricardo Almeida, 32, o painel deverá facilitar a vida dos frentistas e o rendimento do próprio posto, já que os preços estarão explicados.