O templo budista Nambei Shingonshu Daigozan Jomyoji, localizado na Estrada dos Fernandes, 1.927, ainda não está aberto para visitação do público. O objetivo é evitar a contaminação da Covid-19 (coronavírus) entre os monges mais velhos e os associados do templo.
De acordo com o monge Nison Hiro, o espaço está fechado desde de 2020 quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou uma pandemia global.
Desde então segue fechado para visitação, apenas os monges que moram no local e associados podem frequentar. “Em janeiro, ia ser aberto para o público. Mas como teve um aumento significativo de casos e o surgimento da Influenza H3N2, voltei atrás com a decisão. Não queria colocar em risco a saúde da minha vó que vai fazer 99 anos e outros monges que também tem idade avançada”, explica.
O monge destaca que ainda não foi definido nenhum posicionamento sobre o retorno das atividades. Porém conta que logo vai estar em contato com a diretoria e vai debater a respeito da abertura para o público.
No final do ano passado retomaram as missas aos domingos para os associados, seguindo as medidas de segurança contra a Covid-19 e estipulando um número de afiliados para frequentar o ambiente. “Também foi reduzido a quantidade de associados por missa, além dos monges serem os únicos que estão podendo frequentar as missas. Porque eles vêm até local com intuito de fazer as suas rezas e depois vão embora”, afirma.
Para manter a tradição, o templo realizou em dezembro de 2021, a terceira edição da festa das lanternas. Desta vez utilizaram o estilo drive –thru para realização da festa e também das vendas do Yakisoba. “A festa foi realizada para manter a tradição. Assim torna-se mais fácil manter essa festividade no calendário da cidade”, conclui.