quarta 02 de abril de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 01/04/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
PI 910 Prefeitura de Suzano
Coluna

A saúde que nos falta

18 março 2025 - 05h00

Acompanho as crônicas de outros articulistas deste jornal, entre eles o professor Suami que vem falando sobre os cuidados que devemos ter conosco sempre...
Ele comenta sobre inúmeros assuntos, afinal temos essa liberdade, podemos falar sobre o que nos interessa e sobre qualquer assunto.
Tenho percebido que muitos de nós adoece por excesso de tarefas e compromissos, mesmo quando já nos encontramos aposentados, um tempo que em tese teríamos para aproveitar e descansar, viajar, viver com mais tranquilidade. Entretanto, nós que começamos trabalhar em tenra idade não conseguimos parar, quando estamos descansando, nos sentimos inúteis e acabamos buscando algo que nos dê a sensação de movimentação, de urgência, de importância de tornar nossa existência útil. Assim vamos nos comprometendo, auxiliando na organização de projetos de amigos, dando continuidade a projetos que tivemos ao longo da vida e que por inúmeras obrigações acabamos deixando de lado, além disso temos afazeres em nossas casas, atualmente dirigidas e organizadas por nós mesmos, por uma falta recorrente de mão de obra que nos auxilie, além dos recursos bem mais escassos que advieram com a aposentadoria.
Então nos vemos envolvidos com um trabalho diário de manutenção de nossas casas, que é um trabalho infinito e constante.
Temos afazeres com os quais nos comprometemos e que sentimos necessidade de fazê-los perfeitos, afinal temos conhecimento e prática, assim vamos nos sobrecarregando.
Sempre vemos a possibilidade de encaixar mais alguma tarefa em nossa agenda e assim conseguimos chegar num ponto que percebemos que não estamos mais tendo tempo para nós, coisa que sempre tivemos quando em nosso período normal de atividade e trabalho. A ideia de que temos que nos manter ocupados, tanto o corpo quanto a mente acaba nos levando para o esgotamento, após as inúmeras pequenas tarefas que assumimos, sentimos o corpo cansado, mas ainda temos que nos exercitar, afinal necessitamos nos manter em forma para continuarmos saudáveis. Assim vamos para a academia, outros para as ruas e parques fazer caminhadas, outros aos clubes para praticar natação, hidroginástica e assim ocupamos todo nosso tempo.
Parte dele nos ocupamos respondendo aos amigos e conhecidos nas redes sociais, quando percebemos o dia findou e muitas vezes nem conseguimos conversar com nossos familiares, aqueles que moram conosco ou estamos sem paciência para um diálogo que não seja virtual.
Começamos a nos sentir nervosos, ansiosos tentando dar cabo de tudo que assumimos e quando chega a hora de descansar nosso corpo procuramos relaxar com um banho refrescante, uma refeição leve e vamos dormir, por vezes o sono não vem, a mente ativa não permite que o cérebro pare, nos cobra por antecipação obrigações que assumimos. Temos consciência que estamos nos assoberbando desnecessariamente, mas não conseguimos parar, então o corpo nos cobra, trazendo males físicos, dores que incomodam, falta de apetite e outros tantos problemas que não precisaríamos conviver, mas que trouxemos para nós no afã de nos manter ativos e saudáveis, acreditando que assim teríamos uma vida melhor, entretanto percebemos que dessa maneira conseguimos somente acarretar problemas à nossa saúde que com o passar do tempo já não é tão perfeita. Então tomamos ciência de que podemos continuar ativos, somente não devemos mais nos sobrecarregar de afazeres, temos que aprender a levar a vida com mais leveza...