Comemorações, homenagens, vendedores de flores em todos os lugares, o mundo parece ser das mulheres!
Entretanto, muitas seguem para seu trabalho sem sequer notar todas essas homenagens, a cabeça cheia de preocupações com tantas obrigações que se acumulam em seu cotidiano, as quais busca dar conta, sem contar com nenhum auxilia, pois, essa sim seria uma real homenagem, a parceria, o companheirismo a reciprocidade...
Quantos homens são parceiros de suas companheiras, que as ajudam nos afazeres do lar, se dedicam tanto quanto elas na manutenção do lugar onde vivem? Realmente são poucos... A maioria foi criado também por uma mulher que se encarregava de todo trabalho doméstico e também trabalhavam fora, muitas vezes como faxineiras e empregadas domésticas e, mesmo cansadas ainda tratavam os serviços de sua casa como obrigação pessoal e fazia tudo sozinha, sem auxílio de seus companheiros e, acabaram acompanhando o sistema ensinando seus filhos dessa maneira errada, sem fazer com que eles fossem parceiros, colaborassem na manutenção da limpeza e organização da casa, afinal também moram ali e usufruem dos benefícios da limpeza e cuidados. Muitas dessas mulheres passam esse dia da mesma maneira, sequer notam ou lembram dessa data, que de fato é a comemoração de um fato triste, onde mulheres foram queimadas vivas por lutarem por seus direitos. A luta continua, as mudanças aconteceram, mas ainda são insuficientes e a maioria ainda não tem seus direitos reconhecidos.
Mulheres, em sua maioria exercem suas profissões com salários inferiores aos dos homens, mesmo sendo tão ou mais capacitadas que eles, após o trabalho retornam aos seus lares onde afazeres domésticos as aguardam, refeição para ser preparada, roupas para serem lavadas e passadas, deveres de casa dos filhos para serem verificados e corrigidos, limpeza e organização de coisas que não voltam sozinhas para os armários... Muitas vezes nem sequer tem tempo para trocar suas roupas, vão para o fogão porque a alimentação é prioridade. O companheiro chega estafado do trabalho, toma seu banho para refrescar, pega uma cerveja na geladeira e vai para o sofá descansar, afinal seu dia foi estafante e merece esse repouso, assim foi criado e ensinado por uma mulher. Essa é a realidade de muitas mulheres no mundo, poucas conseguem ser acompanhadas pelos seus parceiros nessas tarefas consideradas comezinhas. O lado mais triste é a realidade de muitas dessas mulheres que já vivem sobrecarregadas, cansadas física e mentalmente, que sofrem de insônia, que dormem, mas, não descansam é a violência que acompanha suas vidas e que muitas vezes sofrem caladas por vergonha de assumirem que se enganaram quanto a índole de seus companheiros, de enfrentar os comentários maldosos da família, dos vizinhos e dos amigos. Uma grande maioria pelo temor de perder suas vidas nas mãos desses homens sem escrúpulos que se sentem donos, proprietários dessa mulher, que se torna sua escrava, sua propriedade e com a qual pode fazer o que bem entender, inclusive matar se achar que ela merece essa pena capital pelo comportamento que ele entende desrespeitoso para com ele e, muitos pensam e agem assim!
Temos que entender que dia das mulheres é todo dia, colaborando com elas, abraçando, permitindo que também descanse e seja feliz sempre, respeitando sua vida sempre!
Afinal para terem direito a vida terão que iniciar o percurso pelo corpo de uma mulher!