No mês de fevereiro são várias as cores dos laços para conscientizar as pessoas sobre alguns males que nos atingem e que muitas vezes nem sequer prestamos atenção...
O roxo é para nos conscientizar sobre o diagnostico precoce do mal de Alzheimer, do Lúpus e da fibromialgia...
O Alzheimer é a perda de funções cognitivas que nos leva a perda de memória, de orientação, as vezes da linguagem e até de funções físicas que consideramos normais como mastigar e engolir. Certamente o que mais sentimos é a perda de memória que leva as pessoas a não reconhecer seus familiares mais próximos.
O Lúpus é uma doença autoimune, onde os anticorpos que são produzidos pelo nosso sistema imunológico passam a atacar os nossos órgãos e tecidos saudáveis, podem atacar estruturas importantes do nosso organismo, como os rins, a pele, os pulmões, o cérebro, as articulações e o coração.
A fibromialgia é também uma doença crônica, causa fadiga, distúrbios do sono, alterações emocionais e dores generalizadas. Afeta o nosso sistema nervoso central e o cérebro passa a entender e interpretar os estímulos do corpo como dor, que muitas vezes pode ser intensa, causando muito sofrimento ao doente.
Já o Fevereiro Verde nos alerta sobre o câncer de vesícula biliar e das vias biliares... É um mal difícil de diagnosticar precocemente, não existem ainda exames que o detectem e, é agressivo e só detectado quando em estado avançado.
Os meios para evitar e prevenir é combater o sedentarismo, não consumir tóxicos, entre eles o álcool e o tabaco, ter uma boa noite de sono, cultivar amizades e estimular a convivência com as pessoas que se ama. Simples e ao mesmo tempo difícil para alguns.
Há também o fevereiro Laranja que nos abre oportunidade para conscientização sobre a leucemia que é um câncer que afeta a medula óssea que infelizmente vem atingindo grande número de pessoas, independente da idade. A prevenção pode ser feita com exames de rotina, reduzindo o contato com substâncias toxicas, adotar sempre uma alimentação equilibrada, praticando exercícios físicos e sempre evitar o cigarro de qualquer tipo.
A doação de medula óssea atualmente é fundamental para aumentar as chances de vida de quem sofre com esse mal.
O Fevereiro Vermelho marca fortemente o combate ao uso das drogas e ao alcoolismo.
O alcoolismo que aparenta ser uma maneira de se divertir em sociedade, de nos deixar mais leves e livres, infelizmente torna-se rapidamente um vício difícil de ser combatido e que leva a destruição de famílias, da vida, da profissão e da dignidade, além de ser o caminho mais fácil para uso de outras drogas.
Essas cores podem se repetir em outros meses do ano e efetivamente devem servir de alerta em todos os dias do ano, para que possamos ter uma vida mais saudável, afinal não custa nada evitar vícios que sabemos que nos prejudicam e que passamos ter para nos manter num estágio de aceitação na sociedade e entre amigos, quando sabemos que não precisamos fazer uso de nenhuma substância que nos prejudique para sermos nós mesmos, que é o que de fato importa.
Todos esses males podem ser evitados se buscamos estar atentos aos sinais e buscamos os diagnósticos logo aos primeiros sintomas.
Nos cuidar e cuidar de nossa saúde é de suma importância!
Lorena Burger de Freitas Alves dos Santos - Advogada