"Nasceu para nós o Salvador, o Cristo Jesus, que se fez homem e veio habitar entre nós" ( Jo.1,14 )
Natal é a recordação de que Deus veio ao mundo na forma de uma pequena criança. O coração do Natal é uma criança. Por isso o canto, a poesia, o cenário do Natal são motivos de alegria para todas as crianças que fazem festa, não importa se suas vidas são pisadas e ameaçadas como a vida de Jesus que precisou ser levado por José e Maria ao Egito para escapar à morte perpetrada pelo cruel Herodes.
Hoje também há muitos Herodes, com outros nomes e cargos, mas com a mesma vontade de matar fetos ou recém-nascidos, liberalizar os abortos ou deixar as famílias na miséria.
Se dependesse das crianças o mundo seria outro. Elas são sementes de uma humanidade nova, indicando novos caminhos e sonhando com a vida e o respeito pela dignidade dos seres humanos.
O projeto do " Emanuel " o " Deus conosco" era de transformar a terra numa grande família. Vindo do céu e encarnando-se na carne da gente, queria anunciar uma nova esperança ao povo sofrido. Com a sua chegada, anunciada pelos profetas e indicada presente por São João Batista, nova luz brilhou no meio das trevas e num mundo quebrado pelo ódio, violência, egoísmo, ganância e ambição.
Os pastores e os pobres tornaram-se os protagonistas do nascimento de Jesus e os grandes tornaram-se os Herodes que estavam com sede de sangue inocente.
Fugiram José, Maria e Jesus para o Egito, para escapar à morte como tantos outros meninos de Belém, mortos pela espada dos soldados. Fugir ainda hoje é necessário para não cair nas mãos de traficantes ou mortos por balas perdidas.
Sentimos-nos tomados neste Natal pela alegria dos cantos, das músicas, das luzes e por muitas outras coisas que encantam os olhos e fazem a alegria das crianças e das famílias.
Muitos cidadãos viajam para festejar o Natal com seus familiares. E depois? Todas as promessas cedem lugar aos atritos e incompreensões. Depois vem o lamento das crianças que gemem pela falta do pão, do leite e da comida.
Será que a festa do Natal nesse mundo que planeja guerras, ataques e atentados a vidas inocentes é mais uma hipocrisia?
Nós queríamos que fosse um sinal de ternura, de amor, de luz, de paz, de solidariedade e fraternidade universal. A todas as mulheres grávidas que carregam no ventre uma vida humana e divina desejamos um parto abençoado.
Que nenhuma vida de criança tombe na escura sombra da morte.
Corram de uma parte à outra do mundo as boas notícias de vida nova.
Esse é o nosso augúrio e a todos desejamos um bom e santo Natal.