As eleições municipais se aproximam e os candidatos a prefeito e vereador estão em plena campanha. Este é um momento vital para a democracia e para planejarmos nossas cidades para os próximos anos. Por isso, é importante que os candidatos ao Executivo e Legislativo tragam propostas legítimas e viáveis para avançarmos em setores prioritários como a Educação, Saúde, Transporte e Segurança, além, é claro, de ações que apoiem e estimulem os setores produtivos, fortalecendo o empreendedorismo, e consequentemente, a geração de emprego e renda para nossa população.
Ao longo de mais de seis décadas de história, o CIESP Alto Tietê interage com os governos municipais em prol do desenvolvimento, não apenas da indústria, mas de toda a região. Nossa regional abrange oito municípios - Biritiba Mirim; Ferraz de Vasconcelos; Guararema; Itaquaquecetuba; Mogi das Cruzes; Poá; Salesópolis e Suzano - que juntos representam mais de 1,3 milhões de pessoas. Portanto, é um exercício apartidário e legítimo a participação democrática em defesa do setor e para a construção de um território mais próspero e igualitário.
No Alto Tietê, a indústria é uma das principais geradoras de empregos formais com cerca de 25% das vagas com carteira assinada, assim como responde pelos cargos com as melhores remunerações entre as atividades econômicas. Quando pleiteamos iniciativas que atendam o setor, os benefícios se estendem para todos quem vivem nas cidades do território.
Um dos principais desafios da indústria, não apenas da região, mas de todo Brasil, é a infraestrutura, seja ela das estradas de acesso, que facilitam a chegada de insumos e a distribuição dos produtos, até os sistemas de energia elétrica e água que abastecem as empresas. Ponto que merece atenção dos candidatos.
As políticas públicas para atração de novos investimentos sejam de marcas ou estruturas públicas, são aspectos que precisam estar presentes na agenda dos candidatos, pois dessa maneira se gera mais divisas, postos de trabalho e qualidade de vida para as pessoas.
Nossa região tem um potencial enorme, em especial pela sua localização estratégica - inserida entre os dois principais polos econômicos do Brasil -, a presença de grandes multinacionais que abrem espaço para as empresas de pequeno e médio porte, além de áreas que ainda podem ser exploradas pelas indústrias que já estão instaladas ou por aquelas que pensam em fincar o pé numa região que tem grandes rodovias, o maior aeroporto internacional da América do Sul em seu quintal e portos como vizinhos.
O pleito de outubro terá impactos que ultrapassam as divisas dos municípios e repercussões nos âmbitos estadual e federal, já que tecnicamente as pessoas não moram em Estados ou no Brasil, e sim nas cidades, ondem vivem, estudam e trabalham. Dessa forma, é imprescindível que os candidatos apresentem propostas e projetos que enxerguem os desafios locais e as soluções para as demandas prioritárias, pois um País bem-sucedido é a soma de municípios estruturados e prósperos.