Deus Pai enviou o seu Filho único ao mundo, Jesus Cristo, pelo Espírito Santo para nos reconciliar com Ele. Neste ato de imenso amor, os homens que se decidiram pela fé por Jesus Cristo, agora podem chamar Deus de Pai. Isto só é possível pois o próprio filho de Deus assumiu nossa humanidade. E, como irmãos do Cristo, somos agora filhos de Deus por adoção.
Assim, é possível chamar Deus de "papai", "papaizinho", conforme cita São Paulo na carta aos Gálatas "Abá, Pai" (Gl 4,6). Sendo a palavra "Abá" o diminutivo carinhoso de Pai. Todos só aprendem tal revelação exclusivamente por meio de Cristo, o Filho. Pois nenhum outro poderia ter dito desta forma e ensinado a humanidade a fazê-lo.
Na oração que o próprio Jesus ensinou, ele pede que chamemos Deus de Pai. Não é apenas Pai "meu", porém Pai "nosso", visto que como cristãos somos irmãos e temos um Pai que é de todos. Sempre que rezar a oração do Pai Nosso, purifique seu coração das eventuais imagens negativas que tenha da paternidade neste mundo.
Sabemos que os pais deste mundo podem decepcionar ou até causar traumas nos filhos. Mas Deus não é chamado de Pai por causa dos pais deste mundo. O fato é que só existem pais neste mundo porque Deus é Pai e autor de toda paternidade. A escolha errada dos pais terrenos vem de sua liberdade mal-intencionada, mas não de Deus.
Todos os pais precisam encontrar nos frutos da oração uma purificação interior que os aproxime cada vez mais de Deus que é o eterno Pai. Rezemos para que os pais assumam suas missões e sejam fortalecidos pela graça de Deus. Que Deus, origem de todo o bem, proteja os pais neste mundo e os ilumine a serem virtuosos na prática da paternidade humana. Que os pais rezem pelos filhos e os filhos rezem pelos pais.