segunda 21 de outubro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/10/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Temp’avoa

12 outubro 2024 - 05h00

Estava no mercado quando a senhora próxima a mim disse a uma outra essa expressão meio mineira: “temp’avoa”... Assim, nem percebemos direito tudo que passa sobre nós! Senti o quanto ela estava mesmo correta. Tudo vai mais rápido. Já passamos o início da Primavera e em dois meses estaremos no Verão. O clima vai indo meio estranho, meio esquisito. Hoje ou amanhã pode chover, ou não, ou sol ou neblina.
Aqui, escrevendo essa conversa com os meus leitores, olhava lá fora, uma neblina cobria o que se fazia distante. Os prédios altos, especialmente os residenciais, cresceram muito na nossa Cidade. A população aumentou bastante, já atingimos os trezentos mil. Uma classe média bem ampliada, deixando o trânsito meio atormentado. Uma demanda larga por saúde, educação e segurança públicas garantidas a todos. Os eleitores exibiram essa esperança. 
Amamos a nossa Vila, com toda a certeza. Não vivemos em um canto ameaçador, podemos ter uma positiva visão do nosso adiante. Não vamos estacionar por isso, com toda a certeza. Porém, o que almejamos é sempre (ainda bem!) o ótimo, o melhor para todos. Nesses cinquenta anos que ando por aqui pude lutar por pontos melhores, do que me orgulho. Sempre almejei e sempre tentei explicitar, que os demais buscassem essa mesma visão. Sei que isso é um sonho, mas todos nós susanenses podemos almejar e tentar nos movermos nesse sentido.
Sei que existem ideologias que interferem em tudo, sei que temos gente que busca algo só para si, mas, mesmo devagar, podemos ir aprendendo, com um pouquinho mais de leitura, um pouquinho mais de reflexão, que nossa contribuição pode ser a grande positiva parte do que veremos adiante em nosso futuro. 
Por tanto disso persistirei na luta por melhor educação de todos nós. Formando melhores professores destacadamente. Sei que hoje a coisa anda feia, com 70 % dos que se preparam para o Magistério estudando a distância, sem qualquer prática presencial, sem mais contribuições concretas para eles. O nosso futuro com essa precariedade será demasiado humilde. Um professor bem preparado tecnicamente, com boa visão pode projetar o melhor da nossa sociedade. Um bom professor, preparado, é que pode colaborar para a formação das nossas crianças, dos nossos jovens, da nossa sociedade, como precisamos. Hoje vemos professores, no estado de São Paulo, o mais rico do Pa&iacu te;s, com salários miseráveis, sem condições de comprar livros, nem ir a exposições de arte, sem ampliar sua cultura para o que vai (deve) passar aos demais. Infelizmente, com isso, outras formações crescem com déficits de má gestão pública, como sabemos, como sabem os governantes, que podem apoiar bem mais os servidores aposentados.
Aproveitando, por que os eleitos, de todas as áreas, não fazem cursos preparatórios para suas atuações na vida pública? Qual o problema? Sabemos todos, inclusive eles, do quanto precisam mesmo. Será que alguns vão ler o que escrevi aqui? Ou será repassado? Não será caro, mas, quem sabe, pode ajudar a nós todos.
Podemos melhorar o nosso adiante.