domingo 29 de dezembro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/12/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Um Novo Ano Vem Aí

28 dezembro 2024 - 05h00

Permitam-me repetir aqui uma frase que já ouvi, que já ouvimos, muitas e muitas vezes: “Este ano correu demais!”
O que você acha disso?
Mais uns dias e entramos em 2025. Com todas as nossas vontades. Então vamos lá, pensemos no que queremos. Sabemos bem que a principal preocupação brasileira é quanto ao dinheiro. Será que vamos conseguir suportar o peso da nova Marcha Econômica que vem aí? Será mesmo que estamos preparados? Bom, a primeira atenção então deve mesmo ser dada ao nosso Orçamento Doméstico. Não pense que isso já complica, ao contrário, podemos facilitar. Quantos de nós fazemos o cálculo efetivo dos nossos gastos mês a mês? Caramba! Será que você faz todos os cálculos de seus gastos, planejados sobre o que você recebe? Infelizmente, esse é um ponto que nos afeta muito. Porém, sem isso, sem essa projeção, acabamos indo além do que podemos e sofremos demais com dívidas que nos caem nas mãos semana após semana. Na Internet você encontra um monte de orientações de como montar seu orçamento. Coloque sua receita, o que recebe periodicamente, o quanto gasta com cartão, de crédito ou de débito, e outros. Veja suas despesas fixas especialmente. Então vamos lá, repense os seus gastos e vá anotando cada um dos custos e condições. Sem isso seu ano pode despencar ante as suas possibilidades reais. Vamos lá, pode ser chato, mas temos de saber bem as nossas despesas ante nossa receita. Outras coisas são seus sonhos futuros. O que projeta mais adiante? Pretende viajar? Quer fazer algum curso? Quer fazer um investimento? Ou pretende comprar um imóvel? Um carro? Quais as suas condições daqui para a frente? Tem alguma visão de novas receitas? Pretende adquirir um plano de saúde? Pensa em fazer algum empréstimo? Vai se aposentar? Então precisa de muita atenção sobre o que vem adiante. Sempre há uma significativa redução da receita sobre os aposentados. Tudo isso precisa ser bem pensado. Senão nos tornamos devedores perpétuos. E aí cada passo pode ser mais complicado no caminho adiante. Temos condiç ões de parcelarmos nossas despesas feitas neste final de ano?
Um tempo de doze meses adiante não pode nos derrubar. Tem de nos oferecer condições de elaborarmos projeções. Veja bem, teremos ao menos doze meses, doze parcelas para um projeto que nos anima. Por que não? Tem família? Você é quem sustenta? Pode dividir as despesas com mais alguém? Temos de saber bem o que queremos e o que de fato podemos. O ano se abre, temos de refletir bem, mas não de desistir de imediato. Os sonhos são visões que nos movem. Não desista. Calcular nossas condições reais não nos derruba, mas oferece uma noção mais clara do possível a nossa frente. Será que podemos dividir nossos sonhos com mais alguém de casa? Com algum amigo? Para quando mais a frente podemos lançar nossas ambições?
O fato é mesmo que não podemos parar de sonhar. Jamais! Os sonhos é que nos abrem os caminhos. Sempre teremos muito a seguir adiante. E, como disse o Poeta: “o caminho se faz ao andar”. Não pare, nunca! A vontade pessoal nos eleva. Temos muito a cumprir neste ano que já está nos chegando. Esperança nos move. Sorria! É apenas o início. Temos mais luzes adiante.