segunda 01 de julho de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 30/06/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Um Passo Mais Adiante

29 junho 2024 - 05h00

Não temos de parar. Temos sim, de avançar em nosso percurso. Como nos disse o Poeta espanhol Antonio Machado, “caminhante, não há caminho, se faz o caminho ao andar”. A Poesia muito nos ensina. Será que de fato estamos nos colocando disponíveis para o nosso caminho? E o que estamos mirando? E para que a nossa visão vai contribuir? Já buscamos saber?
O fato, em verdade, é que temos de contribuir com nossa vontade, nossa experiência, nossa esperança e nossa perspectiva. O mundo se abre a nossa frente e temos de continuar, sempre um passo a frente. Com isso podemos também expor o nosso exemplo como modelo positivo aos demais.
Pense nos seus gestos, sinta como eles podem ser vistos e interpretados pelas pessoas a sua volta. Podemos sim, oferecer o que somos, o que fazemos como modelos de quem age sem negativismo, quem quer viver bem. E viver bem é possível para os que querem viver com os demais. A solidão pode contribuir com o quê para o nosso bem? Temos de aprender a conviver, viver com.
E para tudo isso se realizar temos de aprender a conversar, que é uma das mais belas formas de se negociar a vida. Temos de aprender a intercambiar, trocar com os tantos que nos estão próximos. Claro, isso se aprende, não se nasce sabendo tudo isso. Pode levar um certo tempo, mas precisamos nos colocar a disposição para chegar lá, juntos aos outros. O outro percebendo essa nossa disponibilidade vai nos receber e se encantar.
Evidentemente tudo isso é um processo, como tento explicitar. Claro que um processo exige a nossa atenção, o nosso raciocínio, a nossa razão, que, por sua vez, se colocará em condições de se posicionar ao lado de nossa emoção. É assim que nos associamos. É assim que nos juntamos como seres humanos que pretendem se agregar, por isso temos de nos juntarmos. Por isso temos de buscar sempre entender os outros, e facilitar para que eles nos entendam igualmente. 
Será que nos expressamos de modo a que os demais consigam, com alguma facilidade, nos entender mesmo? Claro que nada disso nos impede de sermos explícitos, mas temos de tentar a compreensão alheia. E será, que também nós nos colocamos de modo a percebermos o que os demais estão tentando expressar? Isso é que é a tal de comunicação, coisa da expressão humana que chega aos demais pelo seu significado. Temos de contribuir com a nossa parte. Você já tentou mostrar que está buscando entender o que os outros tentam expressar? Já tentou manifestar a sua vontade de entender o que os outros dizem ou fazem? Como você tem se colocado nesse sentido ante os demais? Comunicação é troca. Temos de atu ar nesse sentido, senão nada ocorre por aí.
Não estou me dirigindo a quem só vê a terra como plana. Para esses tudo é mais difícil. E nem beleza consegue perceber. Mas se miramos o belo ele nos surge estimulante a nossa frente entre os demais seres humanos.
Avancemos, sim! Esse é o modo de construirmos nosso caminho, que se faz ao andarmos. Adiante! Sorria!