sexta 04 de abril de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 01/04/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
PI 931 Pilar organizações
Coluna

Verão Chove!

01 fevereiro 2025 - 05h00

<CW-55>Respondi a um amigo que reclamava das chuvas veranicas: “Verão chove, uai”. Como é coisa que todo mundo sabe, temos de nos preparar. Felizmente, em Suzano isso não costuma ser coisa preocupante por demais. Quem vive em áreas de risco, de deslizamento, de inundação, não pode descuidar, mas sabemos todos que quem se instala por ali já sabia. Enfim...
O assunto saiu quando um amigo esteve aqui em casa e viu um termômetro na sacada. “Você acredita nisso?” me perguntou. Caramba! É só nesses dados de temperatura que podemos acreditar. As previsões de tempo na tv e em celular nem sempre são as que mais dão certo. Temos de ficar atentos, claro, mas sem fixação. Com franqueza? Gosto de olhar o termômetro, pode ser mania, mas me sinto mais garantido. E você, meu caríssimo leitor, se interessa em saber sobre as previsões climáticas? Ou prefere ser atingido de surpresa ao sair na rua? Você usa chapéu? De palha? Panamá? Boné? Ou nada disso? Prefere sair c om guarda-chuva ou capa na bolsa ou no bolso?
As chuvinhas, vamos reconhecer, tem dado um refresquinho no calorão que nos tem atacado. É uma aliviada. Minha mãe adorava uma chuva. Pegava sua sombrinha e saia. Sei bem que temporal ninguém gosta, mas chuvinha sempre traz o bem. Por isso lembrei da chamada “Terra da Garoa” (que acabou de comemorar mais uma aniversário... Viva!). Mas não só a nossa Capital, todo o estado de São Paulo era esse equilíbrio, em cima do Trópico nada era extremo, nem Inverno nem Verão. Especialmente Suzano, nunca tinha passado aqui por 35o C. e no Inverno Paulista tínhamos uma variação boa, gostosa. Não era nada daquela geleira dos ga& uacute;chos, mas tínhamos uma variação durante o ano. Enfim! São coisas antigas vão me dizer. Já estamos com regiões no Brasil sofrendo com secas, como no Rio Grande do Sul, que padeceu tanto com as chuvas no ano passado. O mundo está mesmo cada vez mais bagunçado. Temos de pensar em como podemos contribuir para o nosso futuro ser melhor. Esta semana lendo uma matéria na Imprensa sobre o futuro das praias brasileiras, ameaçadas pela invasão do mar, dizia que muitas cidades do litoral paulista estavam mesmo condenadas já na década de 2050. É de se imaginar que tais ameaças serão percebidas por nós mesmo. Não só causadas pelo descongelamento da Antártida e do Ártico, mas basicamente pelo aquecimento global. E continuamos com gente aqui entre nós que nem acredita que a destruição da Amazônia afete isso diretamente e a vida de todos nós mais adiante. Muitas lideranças, não só do mundo, mas também e principalmente nos sas, não creem nisso, como se não fosse um fato, mas uma referência passível ou não de crença. Mais uma demonstração de que abandonamos mesmo a Educação da nossa gente. Há muito a ser feito por nós, por isso pense no quanto você pode contribuir para um mundo melhor chegar ao nosso planeta amado. Talvez nem esteja por aqui nas próximas décadas, mas tenho filhos, tenho netas, tenho amigos, tenho gente que admiro. Amaria que todos, em especial esses tivessem a felicidade de viver num mundo encantado, cheio de esperanças, com climas agradáveis. É tão bom viver bem.