domingo 29 de setembro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/09/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Vida Longa aos Idosos

28 setembro 2024 - 05h00

Tenho minhas mensagens aos mais velhos. Respeito essa gente que trabalhou muito e que deixou à família os resultados do tanto que fez. É muita luta para todos. E vejo que tantos sofrem ainda, especialmente nas questões de saúde. Sei que essa coisa toda pode ser adequada, pois muitos mesmo não sabem se adaptar, se adequar, ao que vem depois dos tempos de sua juventude.
Sabemos bem que os planos de saúde cobram bem mais barato pelo (baixo) atendimento de nossa juventude que nem vai. E mesmo no SUS o pessoal não comparece.
E se não nos prevenimos a coisa, o mal, um dia comparece e nos ataca, tantas e tantas vezes de modo difícil. Em conversa com amigos uns me dizem: “nunca senti nada na juventude”. Assim não fazem, não fizeram, nenhum exame preventivo, que devem ser regulares, pelo menos anuais, evitariam que doenças se estabelecessem.
Desse modo evitariam o horror que nos exibem, de tomarem aquelas dezenas de remédios diariamente. Não creio mesmo que todos os médicos concordam com esses ataques de tantas formas dispersas, tantas químicas se misturando num organismo só. Talvez produzam novidades negativas. Mas cada um deve saber mais de si mesmo. Cuidado Gente!
Tenho falado sobre a necessidade da prática de exercícios físicos. Muitos idosos dizem que não conseguem nada. Nem mesmo caminhar, o que já ajudaria bem. Caminhe pelas ruas, pelas calçadas (claro, prestando toda a atenção, sempre com muito cuidado!), nos parques, nas praças. Sempre tem condição de se exercitar. Se mora num prédio e tem academia, utilize. Senão, tente descobrir o melhor para você mesmo. Muitas vezes é o caso de perguntar e aproveitar.
Procure sempre que possível um espaço público, por exemplo, com hidroginástica. Isso já contribuiria bastante. Em nossa Cidade, além de áreas públicas, tem espaços particulares não caros que atendem bem a essa demanda de quem precisa. Como é do meu interesse particular já utilizei bastante e vou continuar, sempre que possível. Você vai ver que tem muita gente buscando esses atendimentos, não estará sozinho.
Tente essas práticas, mesmo que nunca as tenha feito antes na sua vida. Muitas portas se abrirão na sua vida. Os costumes positivos nos acrescentam, não fique largado ao não-fazer.
Pratiquei Yoga por muitos anos. É coisa soberana. E não exige que sejamos atletas absolutos, bem ao contrário. Com isso vamos acrescentando atividades que nos ampliam as condições de olhar o mundo, de viver e sentir o mundo que nos cerca. Por aí se adquire uma flexibilidade imensa. E entrando por esse lado, inicie ou se adeque a atividade da Meditação. Passamos a olhar o universo com mais expectativa. Esse é um elemento que nos acrescenta muito mesmo. Libera a nossa mente, deixamos as amarras da sensibilidade. A cabeça muito ocupada, especialmente com bobagens ou inutilidades, nos leva a depressão, o que só nos reduz. Precisamos olhar o mundo que nos surge a frente c om esperança, com vontade seguir avante, física e mentalmente.
Cuide-se bem!