domingo 17 de novembro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 17/11/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Aos cansados

17 novembro 2024 - 05h00

Como seres humanos nós nos cansamos. Ao nos sentirmos cansados, seja física ou emocionalmente, não devemos sentir culpa. Até os jovens se cansam e podem tropeçar durante a jornada! Quando nos sentimos cansados das lutas do cotidiano, devemos olhar para Deus que nunca se cansa, conforme escrito pelo profeta Isaías: - "Será que vocês não sabem? Será que nunca ouviram falar disso? O Senhor é o Deus Eterno, Ele criou o mundo inteiro. Ele não se cansa, não fica fatigado; ninguém pode medir a sua sabedoria. Aos cansados Ele dá novas forças e enche de energia os fracos. Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem; mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam". (Isaías 40:28-31) Deus nunca se cansa de nos ouvir nem de cuidar de nós. Deus renova as forças daqueles que Nele confiam! 
Pode ser que estejamos cansados de esperar. Todos nós queremos mudanças rápidas. Mas... e quando as circunstâncias da vida não se modificam? E quando os dias correm iguais? Fazemos a nossa parte, mas as mudanças não vêm. É tempo de espera; muitas vezes, angustiante. Coloquemo-nos por alguns momentos no lugar de alguém que luta contra uma doença grave. O tratamento é longo e demorado. Então, é preciso crer na cura, fazer o tratamento e esperar pelo melhor! Os tempos de espera são os mais difíceis. É quando a nossa intervenção de nada adianta. Por mais que coloquemos a mão na massa, ela não cresce. É preciso esperar pelo efeito químico do fermento. É preciso esperar pelo tempo de Deus! A trajetória de José do Egito, sobre quem escrevemos na semana passada, exemplifica bem esse processo de espera. No fundo do poço, com os movimentos limitados, deve ter achado intermináveis as horas ali. Veio o livramento. Depois de certo tempo de descanso, novamente outro longo tempo de espera. Agora numa masmorra. Quando as coisas começaram a se acertar, o copeiro de Faraó se esqueceu de José por mais dois longos anos. Até que Faraó teve os sonhos e aí, então, José foi lembrado. Já em posição de honra, como primeiro-ministro egípcio, teve que esperar para poder-se revelar aos seus irmãos. Como é difícil esperar! Mas Deus tem um propósito nesse tempo de espera!
Podemos estar cansados por problemas que não conseguimos resolver. Não depende de nós! Na maioria das vezes nos preocupamos com coisas sobre as quais não temos nenhum controle. Diante dos problemas da vida podemos nos perder, se olharmos demais para esses problemas e não para Deus, que é maior do que qualquer dificuldade. Precisamos olhar para o alto, para que tenhamos uma visão correta de Deus, que não se cansa e cuja sabedoria não pode ser medida. Enquanto as coisas não se resolvem, precisamos continuar confiando no Senhor. Os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. (v. 31) Quem confia, descansa! Ainda que o fardo seja o mais pesado, podemos contar com Ele para trazer alívio. Há momentos na vida em que as coisas ficam realmente difíceis. Parece que nenhuma porta se abre. Temos a sensação de que Deus nos abandonou entregues à própria sorte. Embora possa parecer assim, nenhum dos nossos problemas passa despercebido para Deus. Em Mateus 11:28, Jesus diz: - "Venham a Mim todos vocês, que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e Eu lhes darei descanso". Que coisa maravilhosa! Podemos ir a Jesus por meio da oração, depositando toda a carga pesada sobre Ele; consequentemente, obtendo alívio, descanso e refrigério. Cansados e desanimados? Deus nos dá novas forças para que possamos andar, correr e voar como as águias!