domingo 20 de outubro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/10/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

‘Este não é teu fim!’

06 outubro 2024 - 05h00

"Eu reconheço que para Ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido". (Jó 42:2) A última resposta de Jó para Deus foi de reconhecimento da grandeza e do poder de Deus para quem nada é impossível e cujos propósitos não podem ser impedidos. Os sofrimentos pelos quais Jó estava passando, todas as suas limitações, os seus questionamentos, agora ganham um novo sentido - se Deus em Sua vontade soberana quisesse transformar a realidade dele, Ele poderia; se Deus tivesse planos para a vida dele dali para a frente, esses planos se realizariam, independentemente das circunstâncias. O profeta Jeremias tinha declaração semelhante: "Ó Senhor, meu Deus, com o teu grande poder e com a tua força, fizeste o céu e a terra. Nada é impossível para Ti". (Jeremias 32:17) O Deus de Jó é também o do apóstolo Paulo, o qual na hora do seu sofrimento ouve que a graça de Jesus é o que lhe basta. Seja mudando a nossa história, seja nos dando graça para passar pelo sofrimento, Deus continua sendo Deus! Jó passou por diferentes etapas durante o processo de sofrimento - ele questionou, lamentou, reclamou, exaltou a Deus, humilhou-se diante de Deus. Quando ouviu a voz de Deus, Jó teve a única atitude que leva à salvação - arrependeu-se e se voltou para o Senhor. 
"Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos. Por isso, estou envergonhado de tudo o que disse e me arrependo, sentado aqui no chão, num monte de cinzas". (Jó 42:5-6) Pressionado pela dor e pelo sofrimento, Jó reconhece que falou sem saber das coisas como elas verdadeiramente são. Só Deus sabe tudo! Nós nem sabemos orar como convém, que dirá explicar o sofrimento! Reconhecer que não temos respostas para muitas questões já indica humildade. Jó agora estava em um novo nível de relacionamento com Deus. Anteriormente, ele cumpria "os protocolos" de sua fé, conforme conhecia ou lhe fora ensinado. Nascia, agora, um outro Jó - não o que sabe, mas o que não sabe. Ou melhor, ele sabe que Deus tudo pode! A partir daí, ele passa a conhecer Deus pessoalmente, intimamente. Isso o leva à rendição e ao arrependimento. A vitória de Jó não foi ter recebido em dobro o que tivera antes; foi ter conhecido em seu espírito quem Deus é de fato a partir da experiência do sofrimento. É importante destacar que Deus mudou a sorte de Jó, enquanto ele orava pelos seus "amigos". Jó tinha muitos motivos para não orar por eles, que foram arrogantes e tanto o julgaram indevidamente. Todavia, Jó se pôs a orar por eles, e Deus o ouviu. Jesus nos mandou orar por aqueles que nos perseguem. O cristão deve orar pelos amigos e também pelos que o prejudicam. É interessante que Jó em sua oração não pediu nada para si. Ele não levou a Deus a lista de problemas que tinha. Ele não pediu a sua saúde de volta, nem filhos, nem bens, nem consolo. Ele apenas pediu pelos seus "amigos". "O Senhor abençoou a última parte da vida de Jó mais do que a primeira". (Jó 42:12) Jó teve que "virar a página". Um outro capítulo de sua vida estava começando! Seguir em frente é um desafio. É preciso aceitar que a vida segue, quer queiramos ou não. E nisso consiste parte da beleza da vida. Quando perdemos alguém de nossa família, temos que passar pelo processo doloroso do luto, que para alguns pode ser mais rápido; para outros, longo, podendo-se estender por muito tempo. Toda perda é um luto. De qualquer forma, temos que superar e retomar a nossa vida. Se um projeto foi malsucedido, da mesma forma temos que seguir, avaliando as causas de seu insucesso, procurando fazer de forma diferente da próxima vez. Estamos sempre aprendendo! Se erramos, precisamos corrigir os erros. Os erros do passado devem servir como uma lição para o futuro. Mas não nos devem impedir de avançar. O nosso presente pode estar ruim, a nossa vida parece ter perdido o sentido, os sonhos podem ter desabado; seja o que for, precisamos "virar a página" e recomeçar. O sol pode não estar brilhando hoje, mas ele voltará a brilhar, porque acima das nuvens, Deus está agindo e fará com que a vida volte a valer a pena!