sábado 23 de novembro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/11/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

O maior alvo

20 outubro 2024 - 05h00

O filme "A forja" tem feito muito sucesso entre o público cristão, tratando de temas importantes da vida cristã. O filme destaca a trajetória do jovem Isaías para se tornar um verdadeiro discípulo de Cristo. Ele é discipulado por outros homens que também passaram pelo processo da "forja". A forja é o processo pelo qual os metais passam, sendo em geral submetidos a altas temperaturas e pressão para poderem ser transformados e modelados. O maior anseio de um cristão de verdade é ser parecido com Cristo nas atitudes, nas palavras, na fé. Cristo é o nosso maior exemplo de vida. Na minha adolescência fui impactada pela leitura de um livro, cujo título era desafiador: "Em seus passos, o que faria Jesus?". Em síntese, o autor nessa obra procurava mostrar a revolução possível de acontecer na sociedade, se os cristãos se comprometessem a viver segundo os passos de Jesus em todas as circunstâncias. O que significa isso? Significa abrir mão de nossa vontade, de nossos impulsos carnais, fazendo o que Jesus faria em nosso lugar! Significa "crucificar" o nosso "eu", como diz o apóstolo Paulo em Gálatas 2:20 - "Eu fui morto com Cristo na cruz. Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim". É mais que religião - é Cristo vivendo em nós! Somos nós vivendo em Cristo! 
Os seguidores de Jesus foram chamados de "cristãos" pela primeira vez em Antioquia (Atos 11:26), porque o comportamento deles era como o de Cristo. Será que quando olham para nós podem ver Cristo? Será que, de fato, desejamos ser como Cristo? Conta-se que o famoso jornalista Henry Stanley foi à África, a fim de procurar o missionário David Livingstone, de quem há muito não se tinha notícias. Conseguiu encontrá-lo, ficou observando-o no seu trabalho missionário, ouviu o que ele dizia e também ouviu o que diziam dele. Depois de algum tempo convivendo com o missionário, declarou - "Agora eu creio que há um Cristo, porque há um Livingstone!" Que forte! O apóstolo Paulo, escrevendo aos cristãos da igreja de Corinto, disse - "Vocês mesmos são a nossa carta, escrita no nosso coração, para ser conhecida e lida por todos. Sim, é claro que vocês são uma carta escrita pelo próprio Cristo e entregue por nós. Ela não foi escrita com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo; ela não está gravada em placas de pedra, mas em corações humanos". (2 Coríntios 3:2-3) Texto lindo! Que grande responsabilidade Paulo estava dando aos cristãos de Corinto! E a nós também! 
Qual é o conteúdo da carta que estamos escrevendo para o mundo? Cada cristão, através de seu testemunho, de sua forma de viver, deixa na vida das pessoas uma mensagem. Nossas palavras e atitudes mostram quem somos de fato. Somos como uma carta de recomendação para aqueles que não conhecem a Jesus. Quando olham para nós precisam ver as características de Jesus. Precisam enxergar que ali estão pessoas transformadas pelo poder de Deus. Nas cartas de recomendação alguém de referência, de autoridade, de conduta ilibada, atesta, referenda, as nossas qualidades e habilidades. Essa carta tem credibilidade. Somos a "carta viva", que mostra a transformação que Cristo fez em nós! A partir do momento que Cristo entra em nossa vida, Ele nos transforma! E o processo de transformação continua acontecendo! O que as pessoas podem ler em nós? Elas veem amor, paciência, alegria, bondade e generosidade? Somos cartas que levam vida, esperança, boas notícias para as pessoas, ou somos cartas tristes de serem lidas? Parecidos com Cristo - que esse seja o nosso maior alvo!