domingo 22 de dezembro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 22/12/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

O sentido do Natal

22 dezembro 2024 - 05h00

Quando chega dezembro há um clima diferente no ar. O ano está findando, o Natal chegando, com as ruas, praças, casas, lojas, enfeitadas. Todos já começam a se preparar para as festas de confraternização, o comércio fica cheio, as pessoas ficam alvoroçadas e animadas com a expectativa do dia de Natal. É o corre-corre do final de ano! Para a maioria das pessoas, o Natal tem a ver com festa, muita festa. Também nessa época as ações solidárias crescem. Essas podem ser formas de se comemorar o Natal, mas de sentido distante do Natal da Bíblia. É bom lembrarmos como foi o primeiro Natal. Vamos lembrar? Vemos Maria e José em Belém, em uma estrebaria, que foi o único lugar disponível para eles. "Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão". (Lucas 2:7) 
O primeiro Natal foi simples, sem ostentação alguma. Mas cheio de beleza e grandeza em sua essência! O "glamour" ficou por conta do dedo de Deus - os pastores, que estavam tomando conta dos rebanhos de ovelhas, viram um anjo do Senhor, e a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima deles. O anjo trazia uma boa notícia, que seria de muita alegria para todo o povo - na cidade de Davi, havia nascido o Salvador, o Messias, o Senhor. E a prova seria de que eles encontrariam uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura. De repente, juntou-se a esse anjo uma multidão de outros anjos, formando um exército celestial. Eles cantavam hinos de louvor a Deus, glorificando o nome do Senhor, em razão do nascimento do Salvador! O Evangelho Segundo Mateus traz a visita dos reis do Oriente, que estudavam as estrelas, sendo guiados até Jesus por uma delas. Eles entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então, se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois, lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 
Na nossa cultura o Natal é bem lembrado e celebrado, embora nem todos conheçam o seu real sentido. O sentido verdadeiro do Natal é - "Cristo veio para nos salvar". Tudo o mais só tem sentido se vier em decorrência disso. É importante que anunciemos às próximas gerações o real sentido do Natal, louvando e agradecendo a Deus por ter enviado Jesus ao mundo. Natal é Deus manifestando o seu amor aos homens. Natal é cada um de nós recebendo o amor e a salvação de Jesus! Preenchidos por esse amor, podemos compartilhar amor com os outros. Assim, ajudamos uma família necessitada não só porque é Natal, mas porque queremos repartir sempre com os outros, o nosso próximo, que tal como nós também é alvo do amor de Deus. Presenteamos uma criança não apenas na época do Natal, mas também em outros dias, porque uma criança merece sempre o nosso amor e carinho. Perdoamos e nos reconciliamos com aqueles que nos ofenderam não porque a data propicia essas atitudes, mas porque todo dia é dia de perdoar, de se reconciliar, pois Jesus trouxe perdão e nova vida para nós. Esse é o verdadeiro espírito do Natal. Se não for assim, o Natal se tornará apenas mais um produto de marketing do mundo capitalista. Mais um pretexto para vender e comprar. Como você vai comemorar o Natal neste ano? Cantemos as canções que contam a verdadeira história do Natal. Leiamos os textos bíblicos que narram essa maravilhosa história. Agradeçamos a Deus por ter enviado ao mundo o Seu maior presente, Jesus Cristo!