segunda 20 de janeiro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/01/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Sonhos que nos movem

19 janeiro 2025 - 05h00

Precisamos sonhar. Chamamos de "sonho" aquilo que alguns chamam de visão, objetivo ou propósito de vida. Sonho não é um devaneio. O "sonho" pode parecer algo distante demais para ser alcançado, mas é o que move a nossa vida e se transforma no propósito de nossa existência. É importante sabermos para onde nos movemos! Os sonhos nos apontam para uma direção. Nesse caminho precisamos ter disciplina, foco e planejamento estratégico. Uma empresa, por exemplo, precisa começar com uma visão, uma missão, que se refere ao seu propósito - O que pretende alcançar? Em que posição deseja estar? Como deseja ser conhecida? Quais estratégias precisará usar para alcançar o seu propósito? Isso se aplica a nós também. Pode ser que você não esteja se permitindo sonhar. Pode ser até que tenha desistido de sonhar. Quem para de sonhar, para de viver. Os sonhos nos movem. Nelson Mandela tinha um sonho. Um sonho lindo! - "Sonho com o dia em que todos se levantarão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos". Lutando pelo seu sonho, Mandela permaneceu preso de 1964 a 1990. Durante esses anos na prisão, tornou-se o símbolo da luta anti-apartheid na África do Sul. Da prisão conseguiu enviar cartas para organizar e incentivar a luta pelo fim da segregação racial no país. Nesse período recebeu apoio de vários segmentos sociais e de governos do mundo todo. As circunstâncias não o imobilizaram! As circunstâncias podem nos limitar, mas não devem apagar os nossos sonhos. Em 1994, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Governou o país até 1999, sendo responsável pelo fim do regime segregacionista no país e também pela reconciliação de grupos internos. 
Quais são os seus sonhos? Você já parou para escrevê-los? Se você está sem sonhos, peça ao Senhor para colocá-los em seu coração. Tornou-se popular o "quadro dos sonhos". Você faz um quadro com colagens de imagens, frases, representativas dos sonhos que deseja realizar. Depois, coloca esse quadro em um local bem visível e vai acompanhando o seu progresso em direção à realização desses sonhos. Isso tem um efeito psicológico e estratégico importante. Mas não é tudo. Sonhar pode ser a parte mais fácil do processo. O mais difícil é agir para alcançar o sonho, embora seja inegável que o simples fato de se desejar algo ardentemente tenha uma força incrível! Convido você para colocar os seus sonhos diante de Deus. Aquele que sonha com Deus não se deixa enganar pelo próprio coração. O sonho pode ser até nosso, mas é Deus quem nos capacita para realizá-lo. 
Todo sonho tem uma parte difícil, que vai exigir fé, esforço, coragem, compromisso, perseverança, de nossa parte. Não se intimide com as frustrações durante o processo. Muitas vezes planejamos as coisas de uma forma, e elas acontecem de outra. Aí precisamos replanejar, sem desistirmos da jornada. Se sonhamos com Deus, não estamos sozinhos nesse processo. José do Egito teve sonhos, literalmente, uma visão dada por Deus, que mostrava o propósito e o destino dele. Esses sonhos estavam além do que ele conseguia compreender. Apesar de José não conseguir entender plenamente todo o significado de seus sonhos, a história dele nos mostra que esses sonhos estavam vivos, mesmo quando as coisas não corriam bem; por exemplo, quando ele foi traído e vendido como escravo pelos próprios irmãos, quando ele foi acusado de estupro, injustamente, indo para a cadeia e ficando esquecido lá por um bom tempo. Até chegar à realização dos sonhos, José teve que enfrentar a espera. Todavia, pelo que lemos na Bíblia, essa espera foi produtiva. Não se deixe dominar pela tristeza e pelo desânimo, quando parecer que está demorando para os seus sonhos se tornarem realidade. Continue trabalhando com o que tem agora; continue sendo produtivo e fazendo com excelência aquilo que Deus colocou em suas mãos. Persevere alimentando os seus sonhos. Sonhe, pois quem sonha vai mais longe!