quinta 10 de abril de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 10/04/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
PI 1022 câmara de Suzano
Coluna

Um dia de cada vez

06 abril 2025 - 05h00

Na linha do tempo de nossa vida, o presente é o tempo mais importante. Em relação ao passado não podemos fazer qualquer alteração; o futuro, a Deus pertence, pois não podemos controlar nada, praticamente; o presente é o que temos para dar conta. Jesus nos ensinou assim - "Não andem preocupados com o dia de amanhã, com o que vão comer, beber ou vestir. Bastam a cada dia as suas próprias dificuldades". Temos informações de que muita gente está estocando alimentos no mundo com receio da escassez em razão de guerras, desastres naturais, entre outros motivos. Recentemente, na Europa, houve uma orientação para que os europeus estoquem alimentos, água e remédios, além de itens de sobrevivência. Os poderosos do mundo fazem bankers para se protegerem de catástrofes. Enfim, todos estão preocupados com os possíveis acontecimentos futuros. E nós, cristãos, além de orar sem cessar, o que devemos fazer? 
O Deus amoroso que cuida dos passarinhos, das flores do campo, cuida também de nós! A vida terrena é curta! O que são 70, 90, 100 anos, diante da eternidade? O Salmo 90, que é uma oração de Moisés, no verso 12, diz o seguinte: "Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida, para que tenhamos um coração sábio". Isso pode significar que a consciência da brevidade da vida pode-nos ajudar a trilhar caminhos de sabedoria, para que vivamos de forma relevante o dia de hoje. Não deixemos para amanhã o abraço, a atenção, a boa palavra, o carinho, o amor, que podemos dar hoje. Nós temos a tendência de procrastinar as coisas. "Amanhã eu falo, amanhã eu faço, amanhã eu começo!" Precisamos acertar um relacionamento, através do perdão, mas deixamos para amanhã. Desejamos começar um projeto novo, mas deixamos para depois. Sentimos o desejo de visitar um parente, um amigo, que não vemos há algum tempo, mas vamos adiando essa visita. Até mesmo as atividades rotineiras costumamos deixar para amanhã. Os dias vão passando, os meses, os anos, as oportunidades. 
No tempo curto de nossa existência, devemos fazer o que nos cabe, sabendo que o tempo desperdiçado não volta mais! Daí entra também a questão da responsabilidade com o tempo que Deus nos dá. Quanto tempo da vida gastamos com coisas supérfluas! O tempo que recebemos é uma dádiva, a qual devemos reconhecer e celebrar a cada manhã, quando acordamos, abrimos os olhos, com a consciência de que estamos vivos. Sejam quais forem os desafios para o dia, você está vivo! Então, anime-se e celebre com alegria esse tempo que Deus te concedeu! Valorize o tempo; veja-o como um bem precioso, que precisa ser cuidado, com muito zelo. Organize-o de forma que você possa fruir dele, desfrutar dele, com coisas boas e importantes. Viver não é só trabalhar. Mas também não é só ficar descansando. Se buscarmos a sabedoria que vem de Deus, podemos usar bem o tempo, de forma que não falte tempo para o que importa. Fazer planos faz parte da vida. Mas temos que trabalhar hoje, dia após dia, em prol desses planos até que se tornem realidade. Se queremos publicar um livro, mas não começamos a escrevê-lo hoje de forma disciplinada e sistemática; certamente, essa publicação não sairá tão cedo! Nós não sabemos como será a nossa vida amanhã. Não temos controle sobre o futuro, embora pensemos que sim. De repente, o imprevisto pode vir! O que deveríamos dizer é isto: "Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo". (Tiago 4:13-15) Hoje é o tempo que temos! Sejamos responsáveis e intencionais em relação a este dia!