Tememos o desconhecido. Quando temos que enfrentar algo novo, diferente do que conhecemos, sempre vem uma pontinha de medo. O medo faz parte de nossa humanidade. Não é por acaso que a expressão "não tema" aparece 365 vezes na Bíblia. Deus sabe que diante dos desafios e dos "gigantes", que aparecem em nosso caminho, muitas vezes sentimos medo. Mas é Ele mesmo que nos diz para não temermos. Isso significa não se deixar dominar pelo medo. Enfrentar corajosamente as situações que dão medo. A confiança de que Ele está conosco nos ajuda a avançar em meio a qualquer circunstância, ainda que com medo. Grandes homens de Deus tiveram medo diante dos desafios que tiveram que enfrentar. Mas não se submeteram à voz do medo. O medo é um paralisante da fé. As pessoas têm medo das mais variadas coisas - do escuro, de lugares altos, de falar em público, do fracasso, de enfrentar situações novas, de andar de avião, do desconhecido... Em Números 14:6-9 vemos Josué e Calebe tentando convencer o povo hebreu de que não deveria ter medo dos habitantes da terra de Canaã. Eles deveriam, sim, manter o foco na excelência da Terra e no poder e presença do Senhor, que havia prometido dar aquelas terras para eles. Mas o povo não os ouviu, preferindo entregar-se à loucura, ao domínio do medo. Inúmeras vezes Deus havia mostrado a Sua fidelidade em relação ao povo, desde a saída do Egito. Ainda assim, eles consideraram apenas as circunstâncias, ao invés de confiarem na grandeza de Seu Deus.
Os discípulos de Jesus também tiveram medo em muitas situações. Certo dia, estavam Jesus e seus discípulos num barco, quando o tempo começou a mudar. De repente, veio uma tempestade com trovões e relâmpagos, as águas ficaram revoltas, e a pequena embarcação ameaçava naufragar. Os discípulos, apavorados, foram procurar o Mestre, reivindicando uma solução. Realmente, a situação deveria ser muito apavorante, pois os discípulos eram pescadores experientes; portanto, deveriam ter feito de tudo para não deixarem o barco afundar. Mas mesmo os mais experientes e mais bem preparados podem ter medo em algum momento. Chegaram até mesmo a falar de forma inconveniente com Jesus, que dormia tranquilo: - "Mestre, você está aí dormindo, e nós estamos aqui quase morrendo. Será que não se importa conosco?" O Mestre, calmamente, olhando para eles, respondeu: - "Por que vocês estão com tanto medo? Não têm fé em Mim?" (Mateus 8:23-27) Vendo aqueles homens tão experimentados na vida, mas tão inexperientes na fé, Jesus deu fim ao problema. Levantando a mão, ordenou o fim da tempestade. E o sol voltou a brilhar!
Em Mateus 14:25-27, encontramos os discípulos enfrentando outra situação em que tiveram medo: - "E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrorizados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. Mas Jesus imediatamente, lhes disse: Coragem! Sou eu! Não tenham medo!" Nesse contexto, os discípulos não acreditaram que era Jesus; então, tiveram medo. Ou nós acreditamos que Jesus está conosco, seja qual for a situação, ou seremos tomados de medo por tudo que está a nossa volta. Que possamos enfrentar hoje o medo que nos paralisa e nos impede de avançar! Com Jesus aprendemos: "Quem tem fé fica tranquilo". E esse é um caminho de equilíbrio que devemos buscar sempre.




