sábado 21 de dezembro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/12/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Combate mais rápido aos incêndios

28 setembro 2024 - 05h00Por editoracao

A colaboração entre União, estados e municípios no combate aos incêndios e à seca no país incluirá ações emergenciais para este ano, além de medidas preventivas para o futuro. O Governo Federal dialogou com governadores e representantes da Amazônia, Cerrado e Pantanal, na tarde desta quinta-feira, 19 de setembro, para ouvir e coletar sugestões para atender de forma mais célere as demandas para a contenção de queimadas no país. Alguns estados já formalizaram os pedidos, mas a maioria deve encaminhar as solicitações nos próximos dias.
Buscas por iniciativas no sentido de combater os incêndios prosseguem.
Nesta semana, o Governo de São Paulo iniciou testes com um produto capaz de combater os incêndios florestais cinco vezes mais rápido que o uso da água. 
De acordo com portal do Estado, a substância também possui efeito retardante, ou seja, impede que o incêndio comece novamente em áreas que já estavam controladas.
Testes realizados pela Defesa Civil em ambiente controlado mostraram a extinção de um foco de fogo em um minuto e 40 segundos com o produto, enquanto a água conseguiu controlar situação semelhante em 5 minutos. O líquido vermelho já foi testado também em um incêndio real na região de Ribeirão Preto no início de setembro, com resultados satisfatórios.
A Defesa Civil calcula que a substância reduza em até 60% os gastos com aeronaves utilizadas em grandes queimadas, levando em conta o tempo ganho na substituição da água.
O produto de origem nacional é usado como fertilizante na produção agrícola. Segundo dados do fabricante, ele “não causa efeito deletério às plantas, aos microbiomas do solo, de plantas, de águas naturais e de resíduos orgânicos e é atóxico ao manuseio e manejo humano”. Também não foram relatadas reações em animais.
A expectativa é utilizar este produto em situações como as ocorridas nas últimas semanas, quando os incêndios atingiram grandes proporções e colocaram em risco áreas urbanas e reservas florestais. O uso do produto ocorrerá dentro de critérios preestabelecidos, como incêndios que estejam perto de residências, atinjam áreas muito extensas ou coloque em risco as reservas florestais do estado.
O uso controlado de fogo como instrumento na agricultura e na prevenção de queimadas é instrumento importante para o combate aos incêndios descontrolados e queimadas, porém demanda conhecimento técnico e qualificação dos profissionais que irão aplicá-lo.