O Governo de São Paulo lançou a campanha de conscientização sobre doação de órgãos. Uma iniciativa importante que deve se expandir para todo o Alto Tietê.
A ação destaca a importância de informar o desejo de ser doador aos familiares e amigos e conta pelo segundo ano consecutivo com o apoio do jornalista Pedro Bial.
“A vida não precisa ter um ponto final. Fale com seus familiares e seja doador de órgãos”. Esta é a principal mensagem da nova campanha institucional do Governo de SP, lançada nesta sexta-feira (27), Dia Nacional da Doação de Órgãos. O vídeo, que será veiculado na TV e diversas outras mídias, é narrado pelo jornalista Pedro Bial, que é doador e participa gratuitamente pelo segundo ano consecutivo da campanha.
A doação de órgãos é importante porque pode salvar vidas e melhorar a qualidade de vida de quem recebe.
Para que a vontade de doar seja atendida, é importante avisar a família sobre a decisão e pedir que ela autorize a doação. A doação de órgãos pode ocorrer após a morte encefálica ou em vida.
No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pelo maior programa público de transplante do mundo, mas a espera por órgãos ainda é longa.
Em São Paulo, as peças publicitárias reforçam a importância de informar aos familiares e amigos o desejo de ser doador.
De acordo com a lei, eles são os responsáveis em autorizar a doação após a morte. A recusa familiar é um fator que impacta na captação de órgãos e tecidos e a iniciativa da gestão estadual busca conscientizar a população sobre a importância da doação e deste diálogo.
A campanha também informa o cidadão sobre a possibilidade de manifestação do desejo de ser doador na nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O documento permite que as pessoas registrem sua vontade, auxiliando na informação dos familiares. A emissão da 1ª e 2ª via do documento pode ser feita nos postos do Poupatempo do estado, por meio de agendamento no site www.poupatempo.sp.gov.br . O desejo de ser doador deve ser manifestado durante o atendimento.
As peças serão veiculadas nos principais canais abertos e fechados, streemings, rádios, portais de notícias e rede sociais. Além disso, haverá formatos especiais de mídias OOH (out-of-home) em relógios de rua, pontos de ônibus, painéis dos trens e metrôs, shoppings e parques. A campanha foi desenvolvida pela Secretaria de Comunicação e a agência Lew’Lara\TBWA.
O estado de São Paulo registrou um aumento de 5% no volume de transplantes de órgãos e tecidos em 2023 em relação ao ano anterior, passando de 8.176 para 8.597 transplantes. Até agosto deste ano, foram realizados 5.566 transplantes em todas as regiões.