quinta 21 de novembro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/11/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Enem

12 novembro 2024 - 05h00Por editoracao

Neste domingo foi realizado o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). O Alto Tietê teve diversos locais com provas. 
O exame é importante pois permite aos candidatos, que atingirem a nota necessária, de ingressar em universidades públicas e particulares. É o principal meio pelo qual a sociedade pode fazer uma graduação.
Inclusive, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou neste domingo, após o período de provas, que a divulgação do gabarito será antecipado.
Segundo o ministro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, informará a nova data. 
Conforme o cronograma, a entrega final dos resultados está prevista para o dia 13 de janeiro de 2025. 
Neste domingo (10), os alunos realizaram as provas de ciências da natureza (física, química e biologia) e suas tecnologias e matemática. No domingo passado (3), primeiro dia de provas, os candidatos fizeram as questões de linguagens e ciências humanas.
No segundo dia de prova, neste domingo (10), 69,4% dos candidatos compareceram. O percentual é inferior aos presentes no primeiro dia de provas (73,4%).
A abstenção no segundo dia foi de 30,6%, superior ao primeiro dia de provas (26,6%) e ligeiramente menor em comparação ao segundo dia de provas em 2023 (32%).
No total, foram mais de 4,3 milhões de inscritos no exame. 
Outra importante notícia para o dia foi a possibilidade de voltar com o Enem para quem quer o certificado de conclusão do Ensino Médio.
A mudança deve passar a valer no Enem de 2025.
Segundo o ministro, a recomendação foi feita ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do exame. 
A certificação por meio do exame deixou de vigorar em 2016. 
"A ideia é possibilitar que esse jovem também tenha a oportunidade de a prova do Enem o certificar. Isso dá mais abrangência para acesso a essa prova e para que ele possa fazer a prova e entrar na universidade", afirmou, acrescentando que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deverá ser mantido.