sábado 29 de junho de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 29/06/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Inteligência artificial nas compras on-line

22 junho 2024 - 05h00Por editoracao

A Inteligência Artificial (IA) se baseia na capacidade de os dispositivos pensarem como seres humanos, conseguindo aprender, perceber, raciocinar, decidir e deliberar de forma racional e inteligente.
Essa tecnologia permite uma maior automação em processos e redução de custos, além de maior comodidade para o usuário. Por isso, é usada em diversos setores que abrangem o cidadão comum, as pesquisas médicas e até processos em grandes empresas.
A ferramenta tecnológica também chega rapidamente no comércio.
Segundo informações do Governo do Estado de São Paulo, o Procon-SP lançou na terça-feira (18) em seu site e redes sociais uma nova pesquisa que busca conhecer a percepção e opinião do consumidor sobre o uso da inteligência artificial (IA) nas compras on-line. Em setembro do ano passado, uma primeira sondagem relacionada à percepção do consumidor quanto ao uso de IA foi realizada, com foco no atendimento pelo SAC das empresas.
Ainda segundo o governo, com o crescimento do e-commerce e a ampliação do uso de algoritmos e ferramentas baseadas em inteligência artificial pelo comércio eletrônico, o tema ganha cada vez mais importância para os especialistas do órgão de defesa do consumidor, que, inclusive, possui comissões internas voltadas à discussão de segmentos relacionados à economia digital e suas variações.
Com um questionário de 13 perguntas de múltipla escolha, o visitante é convidado a opinar sobre diversas questões que envolvem o uso da inteligência artificial durante as compras em lojas virtuais, como o uso da IA na coleta de dados e análise do comportamento do consumidor; se já identificou publicidade personalizada para o seu perfil e se já foi vítima de fraude após a interação com IA.
Os resultados coletados irão guiar o desenvolvimento de atividades da área de estudo e pesquisa do Procon-SP, como materiais educativos, palestras e outras ações.
Na enquete de setembro de 2023, as perguntas foram sobre o atendimento realizado por sistemas baseados em Inteligência Artificial pelos SACs das empresas. O objetivo da iniciativa era captar se o consumidor percebia que estava interagindo com inteligência artificial ao entrar em contato com o SAC; qual a avaliação sobre esta nova forma de atendimento e se as interações eram suficientes para atender às suas necessidades e expectativas.
O uso da inteligência artificial nas vendas online vem transformando a forma de vender. Pois, a capacidade de armazenar e analisar os dados de forma rápida, consegue proporcionar ao lojista algumas oportunidades de vendas personalizada para cada tipo de cliente.