domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

LANCE LIVRE 16-04-2025

16 abril 2025 - 05h00Por editoracao

Câmara vota Dia do Profissional de Educação Física
A Câmara de Suzano vota nesta quarta-feira (16) o projeto de lei que institui o Dia do Profissional de Educação Física. O projeto é de autoria dos vereadores Josias Ferreira Silva (PCdoB), o Josias Mineiro, e Artur Takayama (PL). 
 
Calendário de eventos 
De acordo com a propositura, a data passará a integrar o calendário de eventos oficiais de Suzano e é para ser comemorada anualmente em 1º de setembro.  
 
Palestras 
Durante o mês, poderão ser realizadas palestras, eventos esportivos, seminários, cursos, simpósios, congressos, reuniões, debates e outros eventos alusivos.  
 
Justificativa 
Na justificativa do projeto, os parlamentares explicam que os profissionais de educação física não se restringem somente às academias e escolas, mas também atuam em ginástica laboral, esportes e áreas recreativas. “Entretanto, o profissional licenciado atua exclusivamente na Educação Básica, enquanto que o bacharelado possibilita o trabalho em áreas não relacionadas com o ensino, como personal trainer”, exemplificam.  
 
1º de setembro 
A data de 1º de setembro foi escolhida porque coincide com a regulamentação da profissão, pela lei federal 9.696/1998 e a criação do Conselho Federal de Educação Física e dos conselhos regionais de Educação Física.  
 
Instituto Ética Saúde
A prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis assinaram um termo de cooperação com o Instituto Ética Saúde. O IES é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 2015 com a missão de difundir e consolidar a cultura da ética e transparência na saúde, para garantir a sustentabilidade do setor e a segurança do paciente.