Social - 03/05/15
*entrevista
Fábio Braghiroli
Formado em Administração de Empresas é casado com Monica Alessandra Carreira Braghiroli e tem dois filhos, Carlos Eduardo Santos Braghiroli (16) e Manoela Carreira Braghiroli (8)
A Emibra completou dia 22 de abril, 41 anos. Começou com dois sócios e 9 funcionários. Como foi? Fábio Braghiroli – Isso mesmo. A Emibra (nome criado com base na junção do início das palavras “Embalagem”, “Irmãos” e “Braghiroli”) começou pequena, em uma área de 950 metros quadrados, na Rua Felício de Camargo, no Centro de Suzano. A companhia foi fundada em 1974 por João e Walter Braghiroli, dois irmãos suzanenses que já tinham experiência no setor gráfico. Em 1979, João comprou a parte de Walter na sociedade e passou a atuar com os filhos, Wanderley, Waldir e Wagner, para administrar a empresa. Em 1995, o novo parque gráfico foi construído, na Avenida Major Pinheiro Fróes, também em Suzano, onde está sediado até hoje. A partir daí, novas tecnologias e investimentos em qualificação fizeram com que a empresa alcançasse outro patamar no setor, com reconhecimento nacional.
Qual era o principal produto da empresa naquela época? E os principais clientes? Fábio – O principal produto da Emibra sempre foi embalagem em papel cartão. Os principais clientes na época eram Philips, Osram, NSK e Johnson & Johnson. E hoje qual é o carro-chefe? Produzem para quem? Fábio – Mantemos o nosso foco na produção de embalagens de papel cartão, para empresas de diversos segmentos, como higiene pessoal, farmacêutico, cosméticos e perfumaria, alimentício, automobilístico e outros. Entre os nossos clientes estão Johnson & Johnson, Sanofi, Laboratório Aché, Hypermarcas, Ajinomoto, JBS, NGK, NSK e muitos outros de vários setores. Atualmente, a empresa produz aproximadamente 800.000.000 embalagens por ano e consome aproximadamente 8.500 toneladas de papel cartão. A tecnologia é cara e às vezes derruba uma empresa. Como aprenderam a lidar com ela? Fábio – Procuramos, da melhor forma possível, avaliar os riscos e oportunidades de cada investimento, diante do cenário econômico e das ameaças e oportunidades do mercado. Procuramos manter sob controle nosso nível de endividamento pelas eventuais adversidades que podemos encontrar. Como foram os primeiros dez anos da empresa? Fábio – Foram anos de muito trabalho e esforço para crescer de forma sustentável e competitiva. A nossa família sempre se dedicou integralmente à Emibra, muitas vezes, sacrificando até o tempo e os benefícios pessoais para investir em equipamentos que agregavam valor e qualidade ao trabalho, atendendo e superando as expectativas dos nossos clientes. Foi isso que fez com que conquistássemos tantos importantes clientes e colaboradores ao longo dos anos.