Cidades

Projeto do Conselho de Preservação do Patrimônio é concluído em Suzano

Proposta foi entregue ao prefeito e ainda passará por análise jurídica para que possa ser enviada à Câmara

14 ABR 2019 • POR de Suzano • 10h40
Projeto ainda passará por análise jurídica e será encaminhado à Câmara para que possa ser votado - Bruna Nascimento/Divulgação
O Conselho Municipal de Cultura, que é composto por membros da Prefeitura de Suzano e da sociedade civil, concluiu a elaboração da proposta de lei que institui a criação do Conselho de Preservação e Valorização do Patrimônio Cultural e do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural. O projeto ainda passará por análise jurídica e será encaminhado à Câmara para que possa ser votado.
 
“A política municipal de preservação da memória poderá aperfeiçoar suas formas de guardar as informações de nosso passado, registrar a história contemporânea e permitir que as gerações futuras a conheça”, disse o secretário municipal de Cultura, Geraldo Garippo. 
 
Ele e a presidente do conselho, Cleide Tomioka, entregaram a proposta nesta semana ao gabinete do prefeito Rodrigo Ashiuchi.
 
O documento prevê uma série de dispositivos que permitirão ao município organizar arquivos, fotografias, depoimentos em vídeo de munícipes, documentos e outras formas de registros que contam a história de Suzano e de sua população, mantendo as informações seguras, organizadas e acessíveis à população. Também institui mecanismos de conservação de imóveis que tenham valor histórico para o município.