Região

Alto Tietê tem 241 bombeiros, aponta relatório do TCE

Além disso, o TCE informou que São Paulo possui um déficit de 13 mil profissionais

13 NOV 2020 • POR Lucas Lima - da Região • 22h30
Em Suzano, são 61 profissionais, aponta TCE - Regiane Bento/DS
Relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), divulgado nesta sexta-feira (13), aponta que o Alto Tietê conta com 241 bombeiros. O dado é referente a seis cidades: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano. 
 
Além disso, o TCE informou que São Paulo possui um déficit de 13 mil profissionais no efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP). 
 
Da região, Mogi lidera o ranking com maior número de bombeiros, contabilizando 83 agentes. Suzano vem na sequência com 61 bombeiros. Já na terceira posição fica Itaquá, que conta com 54 bombeiros. Além deles, a cidade tem um bombeiro municipal. Arujá e Ferraz registram 15 bombeiros, cada uma. 
 
Destaque para Ferraz, que igual a Itaquá também conta com bombeiros municipais, tendo 16 agentes. Guararema fecha a lista com 13 bombeiros.
 
Déficit no Estado
 
São Paulo possui um déficit de 13 mil profissionais no efetivo de bombeiros. O Estado paulista conta com apenas 39% do que seria necessário para atender a população, com base na média dos países membros da Associação Internacional de Fogo e Salvamento (CTIF).
 
Os dados, colhidos pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo junto ao Comando Geral do Corpo de Bombeiros, integram auditoria operacional realizada como parte integrante do processo de Contas do Estado referente ao ano de 2019 e que analisou, até abril, o Programa de Governo ‘Corpo de Bombeiros – Preparados para Emergências com Foco na Gestão de Riscos’.
 
A íntegra do relatório, desenvolvido pela Diretoria de Contas do Governador (DCG), pode ser acessada por meio do link https://bit.ly/2IaD3uj.