Cidades

Sindicato avalia que pressão ‘deu certo’, após Governo suspender restrições aos finais de semana no comércio

Anúncio foi feito nesta quarta-feira (3) em coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes

4 FEV 2021 • POR Matheus Cruz - de Suzano • 12h12
Sindicato avalia que pressão ‘deu certo’, após Governo suspender restrições aos finais de semana no comércio - Regiane Bento/DS
O Sindicato do Comércio Varejista do Alto Tietê, o Sincomércio, avalia que a pressão dos comerciantes para que o Governo do Estado de São Paulo voltasse atrás e suspendesse as restrições da fase vermelha do Plano SP deu certo. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (3) em coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes. 
 
Com a mudança, passam a valer as regras da Fase 2 - Laranja, que permite a abertura de shoppings, restaurantes e comércios aos sábados, domingos e feriados. 
 
“Acredito que é a resposta dos atos que foram feitos pelos comerciantes nas últimas semanas. Nós sabíamos que a decisão não fazia sentido, já que os comércios legalizados seguem os protocolos sanitários desde sempre. As restrições eram destinadas a um setor responsável, enquanto os clandestinos tinham a liberdade”, disse o presidente da entidade, Valterli Martinez.
 
Suzano e as demais cidades da região já seguiam as medidas referentes à fase laranja do Plano SP desde o dia 25 de janeiro, com a diferença de que aos sábados, domingos, feriados e em dias úteis após às 20h, precisariam seguir as orientações referentes à fase vermelha, a mais restritiva, que autorizava apenas a abertura de serviços essenciais.
 
As restrições aos finais de semana causaram diversos prejuízos para toda a classe, que se organizou em atos para pedir a flexibilização da medida. “Foi um momento de dificuldade e união, acima de tudo. Conseguimos articular para que nenhuma manifestação fosse feita de forma desorganizada”, explicou.