Postos de combustíveis se adequam para implantar painel com detalhes de preços
Decreto batizado pelo presidente Jair Bolsonaro tem como objetivo dar maior transparência dos valores aos consumidores
27 MAR 2021 • POR Matheus Cruz - de Suzano • 17h43
Postos de combustíveis preparam para alteração em painel de preços - Regiane Bento/DS
Os postos de combustíveis de Suzano já estão se adequando para implantar novos painéis de preços de gasolina, álcool e diesel. Na última quinta-feira (25) passou a valer a obrigatoriedade da divulgação detalhada dos preços de cada opção nas bombas. O decreto batizado pelo presidente Jair Bolsonaro tem como objetivo dar maior transparência dos valores aos consumidores.
No posto em que o frentista Matheus Oliveira, 23, trabalha, localizado na Rua Guilherme Garijo, no Jardim Santa Inês, o painel já chegou e será instalado nos próximos dias. O frentista avalia que a medida é positiva para a transparência dos valores.
“O painel chegou hoje para colocarmos as informações. Acho que é uma boa medida porque é importante que o consumidor tenha noção de cada imposto que está pagando e porque está pagando. Foi uma boa”, disse Matheus.
Já no posto de combustível em que trabalha Paulo Eduardo, 27, a dúvida é se os condutores vão entender as informações do painel, já que terá mais números e dados.
“Já temos o painel, só falta adicionar as informações que precisam ter”, frisou.
De acordo com a norma, o painel deverá conter informações como: o preço real, de forma destacada; o preço promocional, vinculado ao uso do aplicativo de fidelização e o valor do desconto; o preço de referência para o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – o ICMS.
Além disso, deverá conter o valor da Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público – Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins.
De acordo com o gerente de um posto localizado na Rodovia Índio Tibiriçá, no Raffo, Ricardo Almeida, 32, o painel deverá facilitar a vida dos frentistas e o rendimento do próprio posto, já que os preços estarão explicados.