Suzanense conquista medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Judô Sub-15
Kauã Okuda, de 14 anos, subiu ao pódio após vencer três lutas no torneio nacional disputado em Curitiba (PR) no último fim de semana
O atleta Kauã Okuda, lutador suzanense da Associação Kyoei de Judô, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Sub-15 da modalidade realizado no último sábado (15/10). O jovem de 14 anos subiu ao pódio após vencer três de suas quatro lutas na competição realizada em Curitiba (PR), trazendo mais uma conquista para as artes marciais do município.
O campeonato, organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), entidade máxima do esporte no País, reuniu mais de 300 judocas de todos os estados para as disputas masculinas e femininas, tanto da classe sub-13, como sub-15, nível em que Kauã competiu ao lado de outros sete lutadores.
Ele conquistou o bronze após ser superado em uma única luta no campeonato inteiro, sendo o melhor lutador paulista de sua categoria. No tatame, o suzanense derrotou o amapaense Gabriel Silva e o baiano Marcos Gabriel, sendo vencido pelo mato-grossense e eventual campeão Altair Junior. Para subir ao pódio, o garoto bateu o cearense Guilherme Santos, garantindo um lugar no pódio após participar da repescagem.
O resultado é mais uma prova da evolução e da capacidade do jovem suzanense e da associação de judô. Também em 2022, Kauã chegou nas finais das duas principais competições do estado em sua categoria, a Copa São Paulo, na qual foi medalhista de prata, e no Campeonato Paulista, em que subiu no lugar mais alto do pódio com o ouro. Estes e outros resultados o classificaram para o torneio nacional com o melhor ranking da Federação Paulista de Judô (FPJ).
Segundo a sensei Vanessa Billard, professora de Kauã, juntamente com Valmir Gomes, o Ney, foi uma tarde emocionante e, por muito pouco, Suzano não chegou à decisão. “Ver um dos nossos alunos disputando um campeonato nacional e conquistar o bronze foi especial. O Kauã lutou muito bem e, mesmo contra um adversário tão qualificado, ele quase chegou à final. Estamos todos muito orgulhosos”, afirmou ela.
Segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho, a Associação Kyoei de Judô é um projeto conveniado que forma cidadãos por meio do esporte. “Estamos falando de uma ferramenta de transformação social importante que, no caso da associação, também traz resultados de forma consistente, o que nos é motivo de muita alegria. Em nome do prefeito Rodrigo Ashiuchi, eu parabenizo os senseis Vanessa e Ney e, claro, o jovem Kauã pelo brilhante resultado”, afirmou.