Cidades

Copa do Mundo: acordo permite a 12 mil comércios fechar no horário dos jogos

25 mil funcionários podem compensar horário depois dos jogos. Informações são do Sindicato do Comércio

23 OUT 2022 • POR Guynever Maropo - de Suzano • 18h00
Decisão definida pelo Sincomércio permite que as lojas possam fechar nos horários dos jogos da seleção - Isabela Oliveira/DS
O Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio) definiu uma cláusula aos 12 mil comércios que permite o fechamento durante o horário dos jogos do Brasil na Copa do Mundo no Catar.
 
A cláusula faz parte da convenção coletiva de trabalho do sindicato com duração de 1º de setembro de 2022 até 31 de agosto de 2023. O documento é referência para reajuste salarial da categoria e condições de trabalho.
 
O presidente do Sincomércio, Valterli Martinez explica que a cláusula deixa livre para o comerciante escolher como funcionará o comércio nos dias dos jogos.
 
O comércio pode aderir a cláusula e dispensar os 25 mil funcionários durante o horário dos jogos. Os funcionários poderão compensar os horários dispensados depois dos jogos ou a empresa negociar horários diferenciados.
 
A compensação dos horários trabalhados funciona por livre negociação dos dois lados. A medida não vai prejudicar a empresa “Quando houver a pausa para a copa do mundo não haverá custo nenhum para o funcionários e nem para o comerciante”, explicou o presidente do sindicato.
 
Até o momento cinco cidades aderiram a cláusula. São elas: Suzano, Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba e Salesópolis. Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba devem assinar na próxima semana.