Cidades

Suzano realiza mais de 15 mil atendimentos de auriculoterapia

Desde maio, a prática integrativa complementar passou a ser oferecida nas unidades de saúde da rede municipal

4 NOV 2022 • POR Da Reportagem Local • 16h00
Suzano realiza mais de 15 mil atendimentos de auriculoterapia - Glaucia Paulino/Secop Suzano
A Secretaria de Saúde de Suzano, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), realizou mais de 15 mil atendimentos de auriculoterapia até o final do mês passado.
 
Desde maio, a prática integrativa complementar passou a ser oferecida nas unidades de saúde da rede municipal conforme a formação dos profissionais, que atualmente somam 65 pessoas habilitadas para contribuir com o bem-estar de toda a população suzanense. Para receber esse tratamento é preciso fazer uma avaliação em uma unidade de saúde.
 
A auriculoterapia é uma das técnicas utilizadas na Medicina Tradicional Chinesa, associada à acupuntura, que consiste na estimulação mecânica de pontos específicos das orelhas para aliviar dores crônicas e tratar problemas físicos e psiquiátricos, em sua grande maioria de doenças como ansiedade e insônia.
 
Reconhecendo o impacto positivo de outras estratégias de cuidado não medicalizantes, e contando com um profissional capacitado para formação, o psicólogo Alessandre Cozentino, o Raps passou a ofertar a formação e instrumentalização de profissionais da rede para oferecer o tratamento.
 
O serviço está disponível nas 24 unidades de saúde da Atenção Básica, bem como nos quatro Centros de Apoio Psicossocial (Caps), no Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), na Unidade Municipal de Fisioterapia e também no Núcleo de Acompanhamento ao Servidor (NAS). Em média, cada profissional habilitado atende dez pessoas por semana, totalizando cerca 2,6 mil atendimentos mensais.