Alto Tietê registra aumento de 20,8% dos casos de estupros
Considerando o ano inteiro, ao menos uma pessoa é estuprada por dia no Alto Tietê
6 NOV 2022 • POR de Suzano • 16h00
DDM faz os registros de casos em Suzano - Arquivo/DS
Vinte e nove pessoas foram estupradas no Alto Tietê no mês de agosto. Houve um aumento de 20,8% no número de estupros em comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 24 casos, conforme apontam dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).
Os números incluem estupros de vulneráveis e não vulneráveis. Só neste ano, 302 pessoas foram estupradas, somando as dez cidades da região. A média é pelo menos um estupro por dia. Isso sem contar os dados de setembro e outubro.
Considerando apenas o período entre janeiro e agosto, a média é de 1,2 estupro por dia.
Apesar do alto número de estupros, a média para oito meses é menor neste ano, se for comparada com o mesmo período do ano passado. Em 2021, foram registrados 489 estupros durante todo o ano. Considerando apenas dois quadrimestres, foram registrados 326 casos em oito meses no ano passado, sendo que neste ano, foram 302.
As cidades mais populosas da região foram as que registraram mais casos de estupro neste ano. Porém, a que teve mais pessoas estupradas foi Itaquaquecetuba: 83, sendo seis no mês de agosto.
Mogi vem em seguida, com 60 casos entre janeiro e agosto (sendo sete em agosto). Já Suzano, computou 49 estupros em 2022 e, assim como Mogi, a cidade teve sete estupros registrados só no mês de agosto.