Região

Ativista do Movimento Negro da região é cotado para Ministério de Lula

Belchior é filiado ao PT e foi candidato a deputado federal na última eleição

8 NOV 2022 • POR Da Região • 05h00
Ativista do Movimento Negro da região, Belchior é filiado ao PT e foi candidato a deputado federal na última eleição - Isabela Oliveira/DS

O ativista do Movimento Negro da região, Douglas Belchior, filiado ao PT, e candidato a deputado federal na última eleições, é cotado para assumir o Ministério da Igualdade Racial do governo do presidente Lula a partir de 2023, apurou o DS ontem.

A pasta é uma das “ressuscitadas” por Lula. Além de Belchior, Nilma Lino é outro nome forte. Ela já esteve à frente do ministério. 
Douglas Belchior é uma liderança jovem do movimento negro. É um dos fundadores da Coalizão Negra por Direitos.

Aos 44 anos, Belchior tem intensa atuação política desde a adolescência. Em 2008, fundou a Uneafro, organização que luta pelos direitos humanos para a população negra e periférica por meio da educação popular, tendo como trabalho mais conhecido os cursinhos pré-vestibulares comunitários que atendem jovens e adultos oriundos de escolas públicas e que sonham em ingressar no ensino superior e no serviço público.

Concorreu à Câmara Federal pelo PSOL, em 2018, e articulou a criação da Coalizão Negra por Direitos, que reúne mais de 200 organizações do movimento negro de todo o Brasil e vários outros países.

Neste ano disputou também o cargo de deputado federal pelo PT.