Ativista do Alto Tietê

Douglas Belchior é confirmado na equipe de Igualdade Racial na transição de governo de Lula

Belchior é filiado ao PT e cotado para ser ministro da Igualdade Racial. Ele foi candidato a deputado federal na última eleição

10 NOV 2022 • POR da Região • 15h44
Ativista da região, Douglas Belchior vai integrar equipe de Igualdade Racial na transição de governo - Isabela Oliveira/DS

ATUALIZADO ÀS 18H58

O ativista do Movimento Negro da região, Douglas Belchior, filiado ao PT, vai integrar a equipe de Igualdade Racial na transição de governo. A confirmação veio pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, às 15h30 desta quinta-feira.

Alckmin anunciou outros nomes para esta e outras equipes, como Gestão, Mulheres e Direitos Humanos.

Belchior, conforme noticiou o DS na edição da última terça-feira, é cotado para ser ministro da Igualdade Racial, mesma equipe que ele integra a partir desta sexta.

Ministério

Ele foi candidato a deputado federal na última eleição. A pasta é uma das “ressuscitadas” por Lula. Além de Belchior, Nilma Lino é outro nome forte. Ela já esteve à frente do ministério. 

Douglas Belchior é uma liderança jovem do movimento negro. É um dos fundadores da Coalizão Negra por Direitos.

Aos 44 anos, Belchior tem intensa atuação política desde a adolescência. Em 2008, fundou a Uneafro, organização que luta pelos direitos humanos para a população negra e periférica por meio da educação popular, tendo como trabalho mais conhecido os cursinhos pré-vestibulares comunitários que atendem jovens e adultos oriundos de escolas públicas e que sonham em ingressar no ensino superior e no serviço público.

Concorreu à Câmara Federal pelo PSOL, em 2018, e articulou a criação da Coalizão Negra por Direitos, que reúne mais de 200 organizações do movimento negro de todo o Brasil e vários outros países.

Neste ano disputou também o cargo de deputado federal pelo PT. 

Novos indicados

Comunicações

Paulo Bernardo, ex-ministro das Comunicações; Jorge Bittar, ex-deputado federal; Cezar Alvarez, ex-secretário do Ministério de Comunicações; Alessandra Orofino, especialista em economia e direitos humanos formada na Universidade de Columbia.

Direitos Humanos

Maria do Rosário, deputada federal e ex-ministra de Direitos Humanos; Silvio Almeida, advogado; Luiz Alberto Melchert, doutor em economia; Janaína Barbosa de Oliveira, representante do movimento LGBTQIA+; Rubens Linhares Mendonça Lopes, do setorial do PT para pessoas com deficiência; Emídio de Souza, deputado estadual (SP); Maria Victoria Benevides, socióloga, professora doutora.

Igualdade Racial

Nilma Lino Gomes, ex-ministra de Igualdade Racial; Givânia Maria Silva, quilombola e doutora em sociologia; Douglas Belchior; Thiago Tobias, do Coalizão Negra; Ieda Leal; Martvs das Chagas, secretário do Planejamento de Juiz de Fora; Preta Ferreira, movimento negro e movimento de moradia.

Planejamento, Orçamento e Gestão

Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda; Enio Verri, deputado federal (PT-PR); Esther Dweck, economista e professora da UFRJ; Antonio Corrêa de Lacerda, presidente do Conselho Federal de Economia.

Indústria, Comércio, Serviços e Pequenas Empresas

Germano Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul; Jackson Schneider, executivo da Embraer e ex-presidente da Anfavea; Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai Nacional; Marcelo Ramos, deputado federal (AM); Tatiana Conceição Valente, especialista em economia solidária; Paulo Okamotto, ex-presidente do Sebrae e do Instituto Lula; Paulo Feldmann, professor da USP; André Ceciliano, presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Mulheres

Anielle Franco, diretora do Instituto Marielle Franco; Roseli Faria, economista; Roberta Eugênio, mestre em direito, pesquisadora do Instituto Alziras e ex-assessora de Marielle Franco; Maria Helena Guarezi, ex-diretora de Itaipu e amiga pessoal de Janja; Eleonora Menicucci, ex-ministra da Secretaria de Política para Mulheres; Aparecida Gonçalves, ex-secretária Nacional da Violência contra a Mulher.