Estudantes da rede municipal assistem orquestra em Suzano
Iniciativa foi destinada às crianças das escolas municipais
29 NOV 2022 • POR Da Reportagem Local • 16h00
Suzano recebeu a apresentação da Orquestra Moderna, que foi realizada por meio de uma parceria da prefeitura com o Programa de Ação Cultural (Proac), do governo estadual. A iniciativa foi destinada às crianças das escolas municipais Professora Eliana Pereira Figueira, no bairro Jardim Imperador, e Caic, no bairro Jardim Monte Cristo, unidade onde ocorreu a apresentação.
Ao todo, o projeto foi apresentado para 13 turmas do Ensino Infantil, de 4 a 8 anos de idade, para as duas escolas que estiveram no evento, totalizando 260 alunos. Cada criança que presenciou a apresentação levou uma folha de papel sulfite e giz de cera com o objetivo de interagir com a orquestra.
O repertório contou com a apresentação de quatro músicas instrumentais, sendo elas: Siegfried Ydil; Vorspiel und Liebestod (arr. Hugo Bouma); D'orchestre (arr.L.Raele) e The Typewriter. Além disso, foram exibidas cinco composições com a cantora e intérprete Juliana Taino, que são: Schmerzen; Tra¨ume; e As rosas não falam e Glück.
A coordenadora do setor de Programas, Projetos e Inovação da Secretaria Municipal de Educação, Sueli Stuchi, destacou a importância do projeto para desenvolver a interação das crianças e despertar o gosto pelas artes. “Depois de tanto tempo fazendo aulas por meio do sistema de ensino remoto, as crianças precisam desenvolver as capacidades de interação e socialização. Essa ação é perfeita para introduzir e incentivar os alunos a praticarem suas habilidades artísticas”, disse.
O secretário Leandro Bassini, também elogiou a exibição do concerto. “A oportunidade de assistir um concerto é, de fato, um ótimo caminho para introduzir e incentivar os jovens a se dedicarem à arte futuramente. Pode ser que por meio deste projeto, as crianças se interessem cada vez mais por música e se tornem grandes musicistas no futuro. A interação com a orquestra também ajuda os alunos a desenvolverem suas capacidades de socialização, após um período longo de ensino remoto”, comentou o chefe da pasta.
A Orquestra Moderna retomou suas atividades após a pandemia de coronavírus (Covid-19) e tem como proposta artística realizar concertos em teatros, ou espaços alternativos como centros culturais, comunidades, praças e outros locais abertos que possam receber público. A regência do concerto foi feita pelo maestro Leonard Evers, especialista em concertos ao ar livre, que colabora há mais de quatro anos com o apoio da Embaixada da Holanda.