Inscrições para EJA 2023 seguem até a próxima segunda-feira
Interessados devem ter mais de 15 anos para participar e o cadastro deve ser feito em qualquer unidade escolar
A Secretaria de Educação de Suzano está promovendo a inscrição para vagas no programa Educação para Jovens e Adultos (EJA) até esta segunda-feira (19/12) aos suzanenses que buscam um curso intensivo para iniciar ou concluir seu processo de alfabetização até o 5º ano do ensino fundamental.
Os interessados devem ter mais de 15 anos para participar e o cadastro deve ser feito em qualquer unidade escolar da rede municipal, mediante a apresentação de um comprovante de residência e um documento de identidade com foto.
As aulas serão realizadas a partir de 2023 nas escolas municipais Abrão Salomão Domingues (Tabamarajoara), Adélia de Lima Franco (Jardim Amazonas), Célia Pereira de Lima (Jardim Cacique), José Celestino Sanches (Jardim Varan), Luiz Romanato (Vila Maluf), Professora Mércia Amaral Andrade de Brito (Parque Residencial Casa Branca) e Victor Salviano (Cidade Miguel Badra). Nelas, os alunos terão acesso ao processo de alfabetização para leitura e escrita, além dos conteúdos das principais disciplinas ensinadas nesta fase, como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Artes.
Ao longo deste ano, mais de 200 estudantes passaram pelo EJA, sendo que o período de capacitação é variado de aluno para aluno, porém o tempo médio para formação é de dois anos para que o estudante termine o curso alfabetizado e com a certificação de conclusão dos ensinos fundamental e médio. Para 2023, a expectativa é contar com ainda mais estudantes buscando elevar ou complementar seu nível de escolaridade.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, o trabalho de nivelamento pode ajudar este público a completar uma etapa fundamental do processo de formação. “O estudo é um direito de todos, pois assim o indivíduo, independentemente de sua condição financeira ou social, pode almejar um futuro melhor para si e sua família. Completar os ensinos fundamental e médio é a porta de entrada para uma faculdade”, apontou.