Cidades

Saúde realiza 27,2 mil testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatite

Campanha 'Fique Sabendo' ocorrida entre novembro e dezembro ainda promoveu mais 758 testes para a detectação

5 JAN 2023 • POR de Suzano • 11h00
Saúde realizou 27.201 testes rápidos para detectar hepatite, HIV e sífilis - Glaucia Paulino/Secop Suzano
A Secretaria de Saúde de Suzano realizou 27.201 testes rápidos para detectar hepatite B, hepatite C, HIV e sífilis nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no último ano. A pasta ainda promoveu a campanha “Fique Sabendo” em alusão a iniciativa “Dezembro Vermelho”, que aborda a prevenção dessas doenças. Os números obtidos durante os dez dias de atividade, que começou em 26 de novembro, revelam que 758 exames foram efetuados, sendo 205 de HIV, 204 de sífilis, 175 de hepatite B e 174 de hepatite C.
 
Do total de testes promovidos no período, 1.584 de sífilis e 1.628 de HIV foram realizados em UBSs, sendo que a grande maioria, 23.989, foram feitos nas USFs, totalizando 8.141 para HIV, 7.472 para sífilis, 3.237 para hepatite B e 4.775 para a hepatite C. Em alguns meses a quantidade de pessoas que buscaram o serviço foi maior, como é o caso de março, que contou com 2.575 atendimentos, além de dezembro, quando foi constatado o ápice na busca pelos exames: 2.685. 
 
De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Ishi, é de extrema importância direcionar ações visando a conscientização da população acerca deste tema. “Por meio da campanha ‘Fique Sabendo’, foi possível realizar diversas testagens para detectar essas doenças, o que contribui para que os munícipes iniciem o tratamento o mais rápido possível em caso positivo”, apontou.
 
Ainda segundo o chefe da pasta, todo o tratamento necessário é feito nas unidades da rede pública municipal, com exceção apenas da hepatite. “É importante lembrar aos nossos moradores que todo o tratamento contra o HIV e a sífilis são referenciados em nossas unidades, ou seja, nosso próprio sistema de saúde vai absorver esse público. Apenas nos casos de hepatite o atendimento é feito em outros serviços via Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde)”, completou Pedro Ishi.
 
Qualquer cidadão pode realizar a testagem rápida, que é sigilosa, e os endereços e telefones das USFs e UBSs podem ser encontrados por meio do link www.suzano.sp.gov.br/web/saude/unidades-basicas-de-saude/lista-de-enderecos. É necessário entrar em contato com a unidade desejada para conhecer os horários de cada posto para a realização dos exames.
 
No caso da sífilis, os testes são feitos nas unidades e, em caso positivo, a pessoa é encaminhada para tratamento no mesmo local em que a testagem for feita na Atenção Básica. Já nos casos positivos de HIV/Aids o paciente é direcionado ao Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) após a realização do exame em uma unidade da rede pública municipal.