Cidades

Situação financeira das Americanas decepciona clientes em Suzano

20 JAN 2023 • POR Guynever Maropo - de Suzano • 16h00
Consumidores buscam promoções na loja varejista Americanas após escândalo bilionário - Guynever Maropo/DS
Consumidores de Suzano buscam promoções na loja varejista Americanas após o escândalo bilionário descoberto nas últimas semanas. 
 
A Americanas publicou um fato relevante na última quarta-feira (11), dizendo que foram identificadas “inconsistências em lançamentos contábeis” no balanço, em valor que chega a R$ 20 bilhões nas primeiras estimativas.
 
Em outras palavras, a empresa percebeu que o valor bilionário, que é referente aos primeiros nove meses de 2022 e anos anteriores, não havia sido registrado de forma apropriada nos balanços corporativos da empresa.
 
Enquanto os investidores tentam se recuperar da queda na Bolsa de valores, consumidores estão indo às lojas em busca de ofertas baratas. Mas eles reclamam que encontram preços até maiores que os de outras lojas. 
 
“Olha! Até a caixa de bombom está caro”, afirma a dona de casa Cintia do Carmo. Ela entrou na loja em busca de promoção, mas acabou decepcionada até com o preço da caixa de bombom que estava custando sai R$ 13,99. 
 
Cintia ainda questiona que a loja está funcionando com menos funcionários e apenas um caixa aberto no período da manhã. Cansada de esperar na fila, Cintia deixou os bombons na prateleira. "Vim em busca de promoção mas está tudo até mais caro que o normal. Não vou ficar esperando o dia todo”, opinou. 
 
Segundo um funcionário da loja que preferiu não se identificar , o funcionamento da franquia está sendo normal nesses dias que se sucederam ao estrondo bilionário . “Nada diferente. Tudo funcionando normal. Entramos e saímos no mesmo horário de sempre”, afirma. 
 
Sobre promoção, o funcionário disse que a empresa manteve as mesmas de sempre e que não há projeto de promoções exorbitantes. "Continuamos com as promoções de sempre. Aqui não temos nenhuma informação de fechamento nem nada do tipo”, comentou. 
 
O DS foi na unidade do centro de Suzano para saber como está o clima entre os consumidores diante a crise da companhia. Apesar da fila longa , com apenas um caixa atendendo, diversos consumidores entravam e saíam das lojas mais pequenas com sacolas grandes. Em média os itens levados eram salgadinhos e chocolates. “Comprei apenas um chocolate. Achei que teria itens de material escolar em promoção “, contou a estudante Ana Clara.