Cidades

Viveiro Municipal promove plantio de 2.120 de mudas em um ano

Somente no Parque Municipal Max Feffer foram plantadas 580 espécies nativas da Mata Atlântica no ano passado

13 MAR 2024 • POR De Suzano • 20h00
Viveiro Municipal promove plantio de 2.120 de mudas em um ano - Luana Bergamini/Secop Suzano

A Prefeitura de Suzano, por meio das equipes do Viveiro Municipal Tomoe Uemura, realizou o plantio de 2.120 árvores em toda a cidade durante o ano de 2023. Essa iniciativa não apenas visa embelezar os espaços urbanos, mas também contribui para melhorar a qualidade do ar, preservar a fauna e flora local, além de proporcionar sombra e bem-estar para os cidadãos e a diminuição das ilhas de calor.

O Viveiro Municipal atua diretamente nesta iniciativa, contribuindo para o aumento da cobertura vegetal urbana. Com ênfase na biodiversidade, é realizado o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica que contribui diretamente na restauração ecológica da região. Uma variedade de espécies é cuidadosamente selecionada e plantada. No ano anterior, apenas no Parque Municipal Max Feffer, foram plantadas exclusivamente 580 árvores, incluindo quaresmeiras, ipês e manacás-da-serra, e outras 1.540 por toda a cidade. Entre os bairros que receberam as mudas estão Vila Urupês, com 24 plantios; Jardim Márcia, com 14; Jardim Imperador, com 12 e Jardim Colorado, também com 12.

Parte desses plantio é efetuada por intermédio do “Disk Arvore”, projeto do Viveiro Municipal para atuar junto à população para incentivar ações de rearborização. Por meio do telefone (11) 4749-3943 os moradores podem solicitar a visita de uma equipe em sua residência para analisar o local e realizar o plantio de uma muda adequada. São considerados fatores como o tipo de solo, as condições para o crescimento da árvore e o ambiente circundante, incluindo a presença de fiação elétrica nas ruas e a profundidade possível para as raízes da planta

De acordo com o diretor do Viveiro Municipal, Marcelo Silva, a meta é que neste ano sejam plantadas mais de 800 mudas no Parque Max Feffer. “Sei que é uma meta ambiciosa plantar essa quantidade até o final de 2024, mas a intenção é promover a biodiversidade e a sustentabilidade ambiental da região. Este investimento na arborização urbana é para melhorar a qualidade do ar, reduzir o calor urbano, fornecer abrigo para a fauna e criar ambientes mais agradáveis para os moradores da cidade”.

A gestora do viveiro, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, ressaltou a importância da arborização em Suzano, conhecida como a “Cidade das Flores”. “O plantio não apenas contribui para a preservação ambiental, mas também é uma maneira de homenagear a história e a reputação da cidade. Ao colaborar na rearborização, Suzano não só fortalece sua identidade como ‘Cidade das Flores’, mas também promove um ambiente mais saudável e sustentável para seus moradores e visitantes”, finalizou Larissa.

O Viveiro Municipal Tomoe Uemura está localizado na avenida Senador Roberto Simonsen, 340, no Jardim Imperador, sendo acessível diariamente das 8 às 17 horas.